Menu

Como plantar e como cuidar de coqueiro em vaso: dicas úteis

Essa linda planta tropical gosta de ambientes quentes e úmidos para se desenvolver.

Crédito: Freepik

Publicidade

Hoje o assunto é sobre como cuidar de coqueiro em vaso, então, vamos começar separando as coisas: quando se fala em coqueiro, muita gente fica na dúvida se está falando da planta Cocos nucifera, que realmente produz a fruta coco, ou se está falando de vários tipos de palmeiras.

Essa dúvida existe porque o coqueiro é um tipo de palmeira, e há quem chame todas as palmeiras de coqueiros.

A verdade é que não está completamente errado, já que eles são todos da mesma família, a arecaceae. Mas, o que você vai saber agora é como plantar e como cuidar de um coqueiro Cocos nucífera, que é a planta que produz coco quando está no seu habitat natural.

Veja também: Como cuidar de palmeiras para ambientes internos

Características gerais do coqueiro

Crédito: Giardinaggio

Essa planta existe nas mais diversas regiões tropicais do mundo. Como é bem comum nas regiões praianas, as sementes do coqueiro caem na água e percorrem quilômetros até encontrarem terra firme e darem vida a uma nova planta.

Publicidade

O coqueiro é uma planta rústica, que cresce rápido e pode viver, em média, uns 90 anos quando recebe o cuidado adequado. Como é uma planta bem alta no seu porte normal, tem um sistema de raízes bastante robusto e profundo para ficar bem firme.

Suas folhas em formato de pena são muito ornamentais, por isso é interessante plantar coqueiro em vaso, mesmo se não der frutos. Quando as folhas ficam velhas, caem por inteiro, deixando o tronco liso. Você não precisa se preocupar em cortar as folhas do coqueiro.

E se você já estiver se perguntando o que fazer com a folha seca do coqueiro, a dica é que utilize para fazer artesanato, se gostar dessa arte manual. Um exemplo é fazer cúpulas de abajur usando as folhas secas entrelaçadas.

Dicas gerais de como cuidar de coqueiro em vaso

Crédito: Drone Fest

Como a ideia é plantar coqueiro em vaso, não basta só plantar e deixar a planta se virar sozinha. Então, como manter um coqueiro saudável e viçoso? Vamos às dicas principais.

Publicidade

Temperatura e clima

O ideal é que você cultive o seu coqueiro em uma região de clima quente, onde a média de temperatura seja por volta dos 27 graus. O coqueiro é uma planta tropical, por isso, pode ter dificuldade em se adaptar nas regiões frias e com ventos fortes.

Solo para plantio do coqueiro em vaso

O tipo de solo para plantio deve ser mais arenoso ou argiloso, rico em matéria orgânica e com uma boa drenagem.

Veja também: O que plantar para ter um jardim na frente de casa?

Publicidade

Pode ter coqueiro dentro de casa?

Para manter seu coqueiro crescendo saudável, precisa saber onde colocar o coqueiro. O ideal é deixar o vaso em um local muito iluminado, com sol direto ou o máximo possível ao longo do dia. Então, se você tiver um espaço assim na parte interna, pode ter coqueiro dentro de casa, sim.

Quantas vezes tem que regar um coqueiro?

A terra do seu coqueiro em vaso deve estar sempre umedecida, especialmente no verão. Nas épocas mais quentes pode até borrifar água nas folhas. Mas, tome cuidado para não encharcar o vaso e acabar apodrecendo as raízes da planta.

Observe quando a parte superior da terra estiver parecendo mais seca e coloque o dedo alguns centímetros para dentro da terra, sentindo se ela ainda está muito molhada ou se já pode regar de novo.

Publicidade

Que adubo usar nos coqueiros?

Quando for plantar em um vaso, escolha um que permita abrir uma cova de 60cm x 60cm, escolha um adubo orgânico e um pouco de fertilizante superfosfato, tudo no momento do plantio.

Para adubar periodicamente, escolha opções naturais, como esterco de curral, esterco de galinha, farinha de osso e folhas em decomposição, que pode misturar à terra do coqueiro com espaço de alguns meses, deixando passar pelo menos uma estação inteira.

Veja também: Como fazer adubo caseiro com casca de ovo

Publicidade

Por que colocar sal no pé de coqueiro?

Se você está pesquisando sobre como cuidar de coqueiro em vaso e se deparou com uma dica sobre colocar sal na planta, deve ter achado estranho.

A verdade é que até faz sentido, embora seja desnecessário, já que o ideal é comprar um adubo que forneça uma combinação equilibrada dos nutrientes que a planta precisa.

Essa dica popular do sal existe porque o coqueiro é uma planta exigente na questão do cloro, que é um dos nutrientes que ela precisa para se manter saudável, e o sal é cloreto de sódio.

Publicidade

Mas, o cloro não é o único nutriente importante. O coqueiro também precisa de nitrogênio, fósforo e potássio, por exemplo, e por isso, o melhor é oferecer um adubo completo.

Então, pode pôr sal no coqueiro, na terra, se fizer questão. Mas, em pequena quantidade e só se estiver plantado no solo. O sal demais é tóxico e pode matar a sua planta.

Veja também: Como fazer adubo caseiro: aprenda 5 formas diferentes

Publicidade

Fazendo mudas a partir da fruta

Crédito: UmComo

Você pode fazer uma muda de coqueiro a partir de um coco maduro, com casca. É só colocá-lo de pé e enterrado até na metade, com a parte lisa para baixo e a parte que estava grudada n coqueiro para cima. Mantenha a terra úmida e aguarde cerca de 90 dias para começar a brotar.

Coqueiro em vaso produz coco?

Dificilmente o seu coqueiro vai produzir coco estando plantado em um vaso, pois mesmo sendo um vaso grande, a planta precisa de mais espaço para se desenvolver bem ao ponto de dar frutos.

O ideal, nesse caso, é manter o coqueiro em um vaso como planta ornamental, e depois replantar a muda no jardim, com bastante espaço e sol pleno, para que possa dar frutos.

Publicidade

Veja também: Árvores frutíferas para ter em vasos

Sair da versão mobile