copo de transição
Crédito: Freepik

Copo de transição: quais os melhores tipos e por que usar?

Esse modelo de copo é fundamental para o processo de crescimento da criança

Publicidade

O copo de transição serve para adaptar o bebê na passagem da mamadeira ou do peito da mãe para o copo. O seu uso é recomendado para pais que desejam praticidade na utilização do copo, até o pequeno se adaptar. Conheça os principais tipos e como usar corretamente.

6 Tipos de copo de transição

Existem diferentes tipos de copo de transição, para que ele possa abranger os mais diversos contextos e finalidades distintas. Confira abaixo os 6 tipos mais comuns e encontre o mais adequado para o seu bebê.

1. Com bico de silicone

Esse tipo é vantajoso para bebês com menos idade, por conta da arcada dentária do pequeno que se adapta melhor ao bico macio. Vale destacar que o bico pode ser renovado por outro idêntico em separado.

Crédito: Alô Bebê

2. Antivazamento

Com um nome bastante intuitivo, esse copo de transição é perfeito para os pais que necessitam de maior praticidade nos cuidados da casa. Assim, ele impede que o bebê derrame o liquido e evita mais um trabalho de limpeza.

Publicidade
Crédito: Amazon

3. Com canudo

Esse copo não é muito recomendado, já que o canudinho acumula sujeira e é mais difícil para limpeza. Além disso, alguns bebês não estão acostumados com a sucção. Por outro lado, pode ser uma opção para os mais velhos.

Crédito: Americanas

4. Com válvula

Esse modelo permite maior controle sobre o fluxo de vazamento do líquido, podendo ajustar uma válvula para evitar vazamentos, mas retirando essa válvula para que o líquido passe sem resistência. É o ideal para quem precisa dar alguma coisa para bebês que ainda são amamentados, pois oferecem resistência, assim como peito.

Crédito: Blog do Bebê

5. Copo 360°

Esse copo não possui bico e é vantajoso para quem deseja simular um copo normal. Ele só vem com 3 peças e é muito simples de ser lavado! Também recomendado para crianças maiores, ele é um modelo interessante para se testar.

Crédito: Amar Amar

6. Com alças

As alças que ficam ao lado do copo ajudam bastante o bebê no manuseio do mesmo, permitindo maior estabilidade no manejo do material. Por isso, essa é uma excelente opção para a transição. Isso porque não apenas firma na hora de beber, como evita muitos acidentes.

Publicidade
Crédito: Hi Happy

Qual a importância?

Esse copo é importante para auxiliar o processo de transição da mamadeira ou peito para um copo convencional, de maneira mais prática e eficaz. Além disso, é interessante para o desenvolvimento motor e cognitivo, devido à interação do bebê com o novo objeto. Estimula também a nova forma de sucção e futuramente, deglutição.

Tem problema a criança ter?

Embora seja útil pela sua praticidade, o melhor a se fazer é utilizar um copo comum diretamente, mesmo que adaptado para os pequenos. Em casos de dificuldade com o copo convencional, recomenda-se utilizar o de transição apenas para a ingestão de água. Mas é claro que não há problema, desde que usado com limite e até ter coordenação para beber no copo comum.

Ela vai deixar de lado naturalmente?

Em parte, as capacidades cognitivas e motoras do bebê irão se desenvolvendo a ponto que permita o uso futuro de um copo convencional. Porém, é necessário que os pais tenham participação ativa no processo, incentivando o uso do copo normal, com a utilização deste em momentos pontuais até que o bebê se acostume. Assim, naturalmente, o copo de transição vai sendo deixado de lado.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM