Você sabia que para cada idade existem diferentes movimentos que o bebê consegue executar? Veja as novidades relacionadas à coordenação motora que o bebê adquire a cada faixa etária e saiba como estimular a motricidade do pequeno.
Aprendizagens motoras a cada faixa etária
Confira abaixo quais são as ações que cada faixa etária consegue executar e verifique se o seu bebê já possui a mesma aquisição motora. Sabendo disso, você poderá entender melhor como estimular a coordenação motora do seu bebê, com as técnicas dadas no final. Mas lembre-se de que cada um tem seu próprio tempo e essa é somente uma orientação geral, ok?
1 a 2 meses
Nessa fase ele já consegue colocar as mãos juntas, virar a cabeça e tentar levantá-la. Outro marco dessa fase é que ele tenta localizar quem está falando, virando para o lado do som.
2 a 4 meses
O bebê já agarra um chocalho com firmeza e consegue virar a barriga para baixo (perigo no trocador!). Além disso, consegue firmar a cabeça quando está na vertical, como no colo de um adulto.
3 a 6 meses
Nessa fase, o pequeno já consegue deslocar o objeto entre as mãos, além de conseguir alcançá-los e segurá-los. Também já toca nos pés e levanta os braços, além de já conseguir manejar a comida com as próprias mãos e comer.
4 a 9 meses
Aqui, seu pequeno já se senta sem precisar de apoio, com maior equilíbrio e firmeza. Além disso, já é um perigo pela casa, pois consegue engatinhar. Com o suporte de outra pessoa ou um objeto firme, ele já consegue ficar em pé.
12 a 24 meses
Entre 1 e 2 anos, o bebê já consegue fazer uma série de novos movimentos que exigem uma coordenação motora mais precisa, chamada de motricidade fina. Confira abaixo exemplos:
- Rabiscar o papel;
- Segurar o giz de cera com a mão toda;
- Empilhar blocos;
- Virar página de um livro;
- Ficar em pé independentemente;
- Inclinar-se e voltar a ficar ereto.
Como estimular a coordenação motora do bebê
Ao estimular a coordenação motora do seu bebê, você facilitará a formação de novas sinapses entre os neurônios, ou seja, a criação de novas conexões nervosas. Isso é muito importante para a consolidação da aprendizagem do bebê, por isso, confira abaixo as 5 dicas para estimular esse processo.
1. Pedalar
Deitando o bebê de costas, você irá segurar gentilmente os tornozelos e dobrar os joelhos sobre a barriga dele, sem pressionar e sem fazer força. Em seguida, você irá esticar suavemente as pernas, alternando entre elas, como se estivesse pedalando em uma bicicleta.
2. Agarrar
Com o bebê deitado e olhando para cima, balance um brinquedo acima dele para que ele o agarre, movimentando o objeto em direções distintas. Alterne os brinquedos e converse com o pequeno durante o treino/brincadeira.
3. Bolas de exercício
Colocando o seu bebê sentado por cima de uma bola de exercício e o segure pelos quadris, para evitar acidentes. Depois, movimente a bola em diferentes sentidos, para que o bebê treine o seu centro de gravidade e fortaleça a musculatura.
4. Alongamento
Com o bebê sentadinho, coloque um brinquedo que ele goste muito à sua frente. Ele vai se deitar sobre as perninhas para poder pegar. Alterne sempre os formatos, pesos e texturas dos brinquedos, para estimular ainda mais o pequeno.
5. Obstáculos
Na fase do engatinhar, coloque um travesseiro baixinho entre o bebê e um brinquedo. Dessa forma, ele vai ter que passar por cima, estimulando outros grupos musculares e fazendo novas conexões neurais.
São atividades simples, mas que podem fazer toda a diferença no desenvolvimento da coordenação motora do bebê. Faça os exercícios em casa e depois conte nos comentários o que achou deles.