Menu

Dicas para conviver bem com uma pessoa egoísta

Nem sempre o egoísta percebe que o seu comportamento o está impedindo de ter boas relações em todas as esferas da vida

Crédito: Freepik

Publicidade

O egoísmo precisa ser entendido para saber lidar com ele, seja você o egoísta ou a pessoa que convive com um egoísta. Saiba como o egoísmo acontece e veja dicas para conseguir se comunicar sem causar conflito, expressar seus sentimentos e mostrar à pessoa egoísta que existem caminhos melhores para uma boa convivência.

Como alguém se torna egoísta?

Os psicólogos explicam que o egoísmo se inicia já na primeira infância. Até os cinco anos de idade a criança é egocêntrica, ou seja, ainda não tem noção de empatia e acredita que o mundo gira ao seu redor.

Nessa fase, é essencial que os adultos mostrem a essa criança o que é a empatia, permitindo que ela viva experiências nas quais precisa dividir suas coisas, sentir como é bom quando dividem com ela, saber emprestar, esperar e ceder.

Se a criança não for bem conduzida nessa fase, ela tende a se tornar egoísta por falta de noção das necessidades dos outros. Geralmente, quem fica egoísta por esse motivo, não percebe o quanto seu comportamento afeta seus relacionamentos, pois acha normal.

Publicidade

Tem também o egoísmo que se molda na criança que, em diversas vezes, não teve as suas necessidades atendidas, no sentido de conforto emocional e segurança emocional. Ou seja, ela aprendeu com suas experiências que ela não pode depender do outros, só de si mesma, e por isso precisa se colocar em primeiro lugar.

Então, essa pessoa vai crescer se preocupando menos com os sentimentos dos outros e escondendo suas fraquezas dos outros para não se mostrar vulnerável. É um instinto de proteção.

Além disso, essas pessoas têm a característica da dificuldade em reconhecer seus erros e se doarem em diferentes situações da vida. Essa é a necessidade delas, e nem por isso são pessoas ruins.

Como conviver em paz com uma pessoa egoísta?

Agora que já sabe como uma pessoa se torna egoísta, fica fácil entender que não adianta brigar, bater de frente e ser grosseiro, pois vai receber um tratamento ainda pior. O que se deve fazer é, aos poucos, ajudar a pessoa egoísta a perceber como o seu comportamento afeta negativamente a sua convivência com os outros, e mostrar a ela como agir com mais empatia.

Publicidade

Conversar de forma amistosa

Sempre que tiver a oportunidade de dialogar com a pessoa sobre as suas atitudes egoístas, aproveite. Nesse momento, use uma comunicação amigável, que não ataque os sentimentos da pessoa, mas que a faça perceber que precisa colaborar para que um problema se resolva. Por exemplo, ao invés de acusá-la dizendo “você nunca me ouve”, prefira dizer “preciso falar sobre algo com você, está disposto a ouvir?”.

Não espere receber a mesma atenção que oferece

A pessoa egoísta gosta de ter atenção dos outros, mas não é boa em dar atenção na mesma intensidade. Então, até que isso mude, você não deve criar a expectativa de receber a mesma atenção que está doando. Vai ser frustrante. Em vez disso, dê mais atenção e valor a si mesmo, sem ceder a chantagens emocionais nem sentir raiva da pessoa por isso.

Ofereça segurança emocional

Se você já sabe que a pessoa egoísta do seu convívio é assim porque não recebeu amor e atenção quando era criança, faça isso por ela. Demonstre que ela está segura ao seu lado, que pode confiar e contar com você. Mas, ao mesmo tempo, deixe claro que as suas necessidades também são importantes e que isso é uma troca: quanto mais você receber, mais será estimulado a doar.

Publicidade

Lembre-se que a pessoa egoísta é insegura

O egoísta acha que o problema dele é sempre o maior, que está sempre com razão e que pode fazer tudo sozinho. Essas características devem ser usadas como uma oportunidade para você se conectar com as vulnerabilidades da pessoa, já que ela age assim por insegurança. Quando surgir uma situação de conflito nesse aspecto, diga que você compreende o ponto de vista da pessoa, mas que nem por isso ela está certa. Mostre o problema por outra perspectiva.

Nem sempre é só egoísmo

Se você sentir muita dificuldade em lidar com a pessoa egoísta, pois percebe que ela leva algumas situações ao extremo, interferindo na sua liberdade e na sua qualidade de vida, cuidado. Existem certos transtornos mentais que trazem o egoísmo como sintoma, como o transtorno de personalidade narcisista, o transtorno de personalidade antissocial e até a depressão. Se você é íntimo da pessoa e não pode simplesmente se afastar dela, vale a pena buscar ajuda profissional para saber identificar o problema e encontrar a melhor solução.

Sair da versão mobile