As contrações de parto avisam à mãe que seu bebê está pronto para vir ao mundo, mesmo que ele leve muitas horas entre a primeira e a última contração. Algumas gestantes já consideram que, quando a barriga endurece, está na hora de ir para o hospital. Mas, calma! Veja a partir de quando, e como, cronometrar as contrações de parto.
Quando começar a cronometrar as contrações de parto?
As contrações de parto podem começar lá pela 37ª semana de gravidez, e não significa que o bebê já esteja pronto para nascer. São contrações de treinamento, esporádicas e não dolorosas, que servem para preparar o colo do útero até entrar em trabalho de parto.
Depois vem a fase de latência, quando as contrações começam a trazer mais desconforto, mas ainda são irregulares. Em seguida vem a segunda fase, quando as contrações de parto começam a ter um ritmo, cada vez com um intervalo menor de tempo entre uma e outra, e com mais intensidade.
É nessa segunda fase que a mulher pode começar a cronometrar, quando perceber que as contrações estão ritmadas e provocando maior sensibilidade, independente do tempo entre cada uma.
Pode usar um cronômetro comum, o seu aplicativo de acompanhamento da gravidez ou até anotar em um papel. Sentiu uma contração, anota o horário, mais ou menos quanto tempo durou e qual foi a intensidade.
Veja também: Vantagens do parto humanizado – para a mãe e para o bebê
Quando começa o trabalho de parto?
O início do trabalho de parto costuma ser marcado quando a mulher apresenta duas a três contrações em um intervalo de dez minutos.
Quando ir para o hospital?
Essa é uma questão relativa, pois cada caso é único. Sobre as contrações, a hora de ir para o hospital é quando o intervalo entre as contrações gira em torno de 45 segundos a um minuto.
Mas, se a mulher já estiver se sentindo muito incomodada e com dores, pode ir ao hospital do mesmo jeito, ainda com as contrações de parto mais espaçadas.
E se a bolsa se romper, com certeza é hora de ir para o hospital. É importante a mulher saber observar o líquido que escorre da bolsa pelas pernas para saber se precisa ter pressa ou pode sair de casa com calma.
O líquido amniótico normal tem um aspecto semelhante ao da água de coco, que não é totalmente transparente, mas um pouco translúcida. Se o líquido sair esverdeado é importante buscar ajuda médica com urgência, para saber se o bebê está bem.
Veja também: Parto na água: vantagens e dúvidas comuns