Já aconteceu de você chegar no banheiro e se deparar com um monte de respingos na tampa do vaso? Pois saiba que provavelmente você já teve contato com xixi masculino e nem sabe. Isso porque é inevitável que espirre – e o estrago é grande. Veja o que diz um estudo sobre o tema e como solucionar esse problema.
Estudo comprova o que você já sabia
Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que, por mais que se esforce, o homem sempre respinga xixi no vaso. Acha que é exagero? Pois o estudo avaliou o estrago feito, usando luz ultravioleta, que reagia com um líquido expelido por uma uretra artificial na mesma quantidade e intensidade que a urina. Em apenas 10 segundos de micção, olha o estado do vaso sanitário (antes limpo):
De acordo com os pesquisadores, “toda vez que um homem urina em pé em um vaso sanitário, milhares de gotículas pequenas e que não podem ser facilmente identificadas saltam e voam ao redor do vaso para a parte de baixo do assento (se estiver aberta) e ainda mais longe”. E com o estudo, tiveram resultados interessantes.
Resultados
Entre os entrevistados, 31% diz mirar na parte do fundo do vaso para minimizar os respingos. Pois a notícia ruim é que essa é a forma que mais suja. Já aqueles que miram na água (29%), fazem gotículas maiores, que acabam dentro do vaso – na maior parte das vezes. Já a parte da frente do vaso, usada por 4% dos pesquisados, é a que produz as menores e mais espalhadas gotículas.
Um dos testes mais sinistros foi a simulação de 2 xixis por dia, por cinco dias. Imaginando que a pessoa lava o banheiro semanalmente, realmente não vai gostar do resultado. Foi constatado que “10 urinações em pé são suficientes para cobrir o banheiro, o chão e as superfícies próximas com salpicos invisíveis”. Eca, só isso. Lembrando que um homem adulto urina cerca de 8 vezes ao dia.
Teve respingo que alcançou a distância de 1 metro! Isso sem contar o papel higiênico, que ficou parecendo o céu repleto de estrelas. Pergunta básica: sua escova de dentes não fica aberta e perto do vaso, não é? Isso porque as gotas podem alcançar até a distância de um braço, entre o vaso e o local da escova.
Faz mal ter contato com o xixi dos outros?
Mas será que sentar no vaso cheio de respingos faz mal para a saúde? Em tese, não. O xixi é estéril e, em geral, não contem agentes que possam te contaminar. Porém, eles causam aquele mau cheiro no local, além de deixar a tampa menos interessante para sentar. Sim, é por uma questão de higiene e nem tanto de saúde.
Porém, se a pessoa que vai sentar no vaso sofre com algum tipo de problema de pele que fragiliza a barreira protetora, há riscos. Isso porque, depois de se depositar no vaso, a urina é uma boa fonte de contaminação. Outro fator de risco é se a mulher encostar a vagina em algum desses respingos, já contaminados no ambiente externo. Então, o melhor é evitar, certo?
O que os homens podem fazer?
Certo, esse parece um problema sem solução, certo? Nada disso! Tem uma solução simples e cuja única barreira é cultural. Assim como a mulher, o homem também pode se sentar para fazer xixi. Mas sabe o que impede? O estudo também analisou isso. Entre cada 10 homens, 8 fazem xixi em pé porque sempre foi assim.
Outros dizem que toma muito tempo se sentar para urinar (41%), já outros dizem que fazer em pé não faz assim tanta sujeira, para mudar. Além disso, outra parte diz que não quer tocar o assento do vaso (por que será?) e outros – não ria – se sentiriam menos homens se fizessem assim. O estudo mostrou então o vídeo com o efeito de urinar em pé. Depois disso, perguntaram se eles testariam mudar isso e mesmo vendo a bagunça que fazem, apenas 1 em cada 4 toparam mudar. O vídeo é em inglês, mas as imagens são chocantes!