Não tem jeito, sempre tem aquela pessoa na família que conta a mesma história várias vezes. Mas como saber se é normal ou se pode ser algum problema? Veja quais são as situações que podem causar isso e quando é importante procurar ajuda médica.
Repetir a mesma história pode ser um sinal
Pode acontecer da pessoa realmente gostar ou se orgulhar daquela história e repetir mais do que deveria. Também há casos em que ela sempre conta para pessoas diferentes, mesmo que algumas já tenham ouvido. Ou ainda, de ter esquecido que contou para aquela pessoa e repetir. Isso é bem normal, porém, a repetição pode ser o indicativo para algumas situações.
Problemas auditivos
Sim, pode ser que simplesmente a pessoa tenha dificuldade para escutar. Consequentemente, procura preencher os vazios com suas próprias histórias. Claro que em algum momento ela vai se repetir. Ainda mais sério à medida que a idade avança, a partir dos 60 anos.
Falta de repertório
Sabe aquela banda que sempre toca as mesmas músicas? Isso acontece porque falta repertório, ela não tem tantas opções. Da mesma forma, uma pessoa que repete as mesmas histórias pode não ter tantas – que ela considere interessante – para contar.
Transtorno de déficit de atenção – TDA
Com ou sem hiperatividade, uma pessoa que têm o TDA (ou TDAH) não filtra muito o que vai dizer. Isso porque, seu lobo frontal funciona de forma diferente de outras pessoas, agindo muito por impulso. Além disso, a própria falta de atenção pode fazer com que ela se esqueça de que já tenha contado a história. Veja mais sobre o TDAH nesse vídeo informativo (porém super divertido):
Insegurança
Quando uma pessoa é insegura, pode se agarrar a fatos e histórias que lhe tragam algum conforto. Dessa forma, acabam se repetindo sem querer, alimentando um sentimento de maior segurança com o que já foi dito. Também pode acontecer de o tema não sair da cabeça dela, fazendo com que ela sempre o repita.
Personalidade obsessiva ou TOC
O cérebro de uma pessoa com personalidade obsessiva-compulsiva é tomado por pensamentos negativos, intrusivos e repetitivos. Consequentemente, pode sim contar a mesma história várias vezes. Seja porque ela sempre retorna como um aviso de algo, que aumenta a ansiedade ou porque estava tão ocupada em sua mente, que não prestou atenção. Entenda melhor:
Problemas físicos com a estrutura cerebral
Alguns problemas lesões cerebrais, tumores, traumas ou até mesmo um AVC podem levar a essa repetição. Por isso é importante prestar atenção a esse sinal, pois pode ser muito mais do que uma “chateação”.
Demência
Doenças degenerativas do cérebro, também chamadas de demências, podem causar o problema. Entre elas, estão o Alzheimer, a Síndrome de Parkinson e a de Tourette. Então, é fundamental ter paciência, analizar cada caso e, se for muito grave, procurar ajuda médica, entre eles o neurologista e um psicólogo de confiança. Saiba mais sobre as demências com Dráuzio Varella: