Ninguém quer contaminar a casa depois de chegar, mas nem sempre as pessoas sabem o que fazer. Veja então como manter sua casa segura, com os procedimentos corretos e seguros para deixar a doença fora do seu lar.
Veja também: por que a hipertensão é fator de risco para o coronavírus?
Cuidados para não contaminar a casa com coronavírus
O ideal é que todo mundo fique em casa, mas nem sempre isso é possível. Mas o que fazer ao chegar em casa, para evitar qualquer tipo de contaminação? É fundamental que se tome o cuidado devido, para que — caso tenha tocado em alguma superfície contaminada — não espalhe o vírus no seu lar. Veja o que fazer.
Passe álcool gel nas mãos
Antes de abrir a porta ou pegar as chaves, passe álcool gel nas mãos. Assim, parte da contaminação é eliminada e se reduzem as chances de que o covid-19 entre na sua casa. Somente depois disso, pode abrir a porta.
Limpe os pés
Deixe um capacho na parte de fora da casa para a limpeza da sola dos sapatos. Eles devem ser passados várias vezes antes de entrar na casa. Pode também retirar os sapatos e deixar na área externa ou colocar em um saco para levar ao local de limpeza. Para higienizar, passe água sanitária no solado e coloque bicarbonato de sódio dentro deles, deixando secar na sombra.
Cumprimente de longe
Nem pense em abraçar ou beijar ninguém ao chegar. Primeiro de tudo, você tem que se livrar de qualquer chance de levar a doença para sua casa. Então, cumprimente de longe e vá se higienizar, depois pode abraçar todo mundo.
Lave as mãos
Lave as mãos da forma indicada, esfregando muito bem as palmas e a parte de cima também. Esfregue bem entre os dedos, sem esquecer das pontinhas. O pulso também deve ser ensaboando, enxaguando muito bem.
Tome um banho
Pegue a roupa suja e coloque em um saco separado, indo tomar o seu banho logo em seguida. Como certamente você ouvia de sua mãe — conselho mais importante do que nunca — lave tudo muito bem.
Com uma roupa limpa, sem os sapatos da rua, banho tomado e mãos devidamente higienizadas (duplamente), você pode abraçar sua família. Mas o ideal ainda é ficar em casa, para evitar alguma possível contaminação desnecessária.
Lembre de sempre lavar bem as mãos com atenção e não tocar o rosto, principalmente o nariz, olhos e boca. Além disso, evite o contato com outras pessoas que não são da sua casa, deixando as confraternizações para outro momento mais oportuno. A hora é de união de mentes e quanto mais distantes fisicamente, melhor.