Menu

Os benefícios do consumo de azeite na infância

Quanto mais cedo tivermos bons hábitos alimentares, maiores são as chances de uma vida longa e saudável

Crédito: Freepik

Publicidade

O azeite é um líquido gorduroso extraído da azeitona, fruto da árvore oliveira. Portanto, é diferente dos óleos vegetais refinados usados no dia a dia da cozinha, como óleo de milho e canola, por exemplo.

Ele é mais saudável do que esses outros óleos e isso faz com que o azeite seja um bom alimento para incluir no cardápio das crianças, fornecendo valores nutricionais importantes para o desenvolvimento delas.

Aproveite e veja: 5 utilidades do azeite que você desconhece

Os benefícios do consumo de azeite na infância

O azeite é bom para pessoas de todas as idades, inclusive aquelas que têm problemas de colesterol alto, já que é uma gordura saudável. Então, não precisa ter medo de oferecer azeite para as crianças, desde que seja numa dose equilibrada. Para os pequenos, esse alimento traz benefícios importantes, como:

Publicidade

Contribui no controle do colesterol

Como já mencionado, o colesterol alto não é um problema por consumir azeite de oliva. Pelo contrário, o azeite tem propriedades que ajudam a equilibrar os níveis de colesterol LDL (ruim) e HDL (bom). No caso das crianças pequenas que ainda não têm problemas desse tipo, o azeite ajuda a preservar o equilíbrio, junto com uma rotina de alimentação saudável.

Protege as células

Quando o organismo acumula radicais livres, eles começam a atacar as células, acelerando seu envelhecimento e morte devido à oxidação. Esse efeito é reduzido quando a alimentação é rica em antioxidantes que protegem as células dos radicais livres. É bom começar esse cuidado desde cedo, acostumando o corpo a se proteger.

É anti-inflamatório

Chama-se de inflamação toda reação de defesa do organismo quando é atacado ou sofre alguma mudança de risco.

O corpo inflama em determinada região quando nela surgem cortes, feridas, queimaduras, enfim, ferimentos que as crianças conhecem bem.

Publicidade

Alimentos anti-inflamatórios ajudam a acelerar a cicatrização dos machucados, além de manter o organismo mais forte para evitar e lidar com as inflamações.

Aproveite e veja: Batatas fritas em azeite são mais saudáveis que as cozidas

Com qual idade pode começar a oferecer?

Junto com a introdução alimentar, a partir dos 6 meses de idade. Claro, a quantidade deve ser pequena, de 1 colher de chá por dia, misturado na comida. Depois, a quantidade pode ir aumentando um pouco conforme a idade, mas de forma natural, no tempero dos alimentos, no preparo, enfim. Basicamente da mesma forma que os adultos comem.

Publicidade

Qual o melhor tipo de azeite?

Os melhores são o azeite virgem e o extravirgem, pois são os tipos mais puros. Seu processo de fabricação é prensado a frio e isso preserva mais nutrientes. A diferença entre eles é que o extravirgem passa pelo processo duas vezes e fica menos ácido, mas com o mesmo valor nutricional.

Veja também: 70% do azeite é falso: aprenda como identificá-lo

Sair da versão mobile