Quando chega na seção de alimentação saudável do supermercado há vários produtos que contêm goji berry entre os ingredientes. Essa fruta, que nasce na planta Lycium barbarum, originária do Tibete, está cada vez mais popular no Brasil. Veja agora quais são as formas de consumir goji berry, seus benefícios à saúde e os cuidados a ter para um consumo saudável.
6 Formas de consumir goji berry
É raro encontrar a goji berry em seu formato in natura, pois como é importada, é mais fácil que seja desidratada, por isso normalmente se parece com uma uva passa vermelha. Seu formato in natura lembra um tomate-cereja oval. Sendo assim, as melhores formas de consumir goji berry são:
1. Vitaminas
Se você gosta de fazer vitaminas com leite e frutas, aproveite para bater junto algumas bagas de goji berry. Uma porção de 15 gramas é mais do que suficiente.
2. Sucos
Outra sugestão em que a fruta fica bem é nos sucos, mesmo sendo desidratada. Se preferir, deixe-a de molho em água por alguns minutos antes de fazer o suco e depois bata junto com essa água da hidratação. Não coe para absorver todos os nutrientes
3. Sobremesas
Você pode incluir o goji berry em todos os tipos de sobremesas que usa frutas, sejam fit ou não. A dica é a mesma para o suco, deixar hidratar antes para que fique mais macia e saborosa. Pode usar em sorvete, gelatina, gelados de todos os tipos, pudins e muito mais.
4. Barra de cereal
Faça suas próprias barras de ceral em casa, de forma muito mais saudável, usando uma mistura de granola, mel, frutas secas trituradas e frutas desidratadas, entre elas, a goji berry. Só precisa misturar tudo, colocar em uma forma, levar para gelar e depois cortar no formato que preferir.
5. Bolos
Para o café da manhã ou lanches do dia, prepare um bolo saudável de goji berry para obter os benefícios da fruta sem abrir mão de um alimento tão gostoso como o bolo. Use a fruta tanto na massa quanto na cobertura. Veja uma receita ao final do artigo.
6. Molhos
Por fim, as receitas salgadas também podem levar a goji berry, se você gosta de sabores agridoces vale a pena experimentar. Misture 100 gramas da fruta hidratada e triturada com azeite de oliva, vinagre de maçã, mel, gengibre, pimenta e sal. Deixe marinar por meia hora e pode servir com todos os tipos de carnes.
Benefícios da goji berry para a saúde
A razão pela qual consumir goji berry está tão popular no Brasil é sua riqueza nutricional que oferece muitos benefícios para a saúde. Entre os principais, estão:
1. Melhora a saúde da visão
A goji berry é rica em carotenoides, uma substância importante para a saúde da visão, especialmente recomendada para quem tem sensibilidade à claridade.
2. Fortalece o sistema nervoso e cardíaco
Por conter vitaminas B1, B2 e B6, essenciais no bom funcionamento do cérebro e do sistema cardiovascular, a fruta ajuda a fortalecer essas partes do corpo, prevenindo doenças. Essas vitaminas também participam do metabolismo dos macronutrientes, que são os carboidratos, as proteínas e os lipídeos.
3. Ajuda na manutenção de tecidos
São 19 tipos de aminoácidos presentes na goji berry, sendo que 8 deles são essenciais para o corpo e precisam ser absorvidos de fontes externas, pois o organismo não produz. Esses aminoácidos tem a função de restaurar e renovar a produção de massa muscular, proteínas, tecidos e células.
4. Atua no emagrecimento
Dentro e uma dieta equilibrada e saudável, a fruta ajuda a emagrecer porque possui poucas calorias e grande quantidade de vitamina C. Pessoas com baixa quantidade de vitamina C têm maior dificuldade em eliminar massa gorda.
5. Fortalece o sistema imunológico
Mais uma vez a vitamina C entra em ação. Ela é importante para a produção de glóbulos brancos e anticorpos, responsáveis por combater micro-organismos e corpos estranhos invasores.
6. Protege a pele
Com a grande quantidade de antioxidantes presentes na composição da goji berry, ela é uma fonte alimentar de proteção às células que formam todos os tecidos e órgãos do corpo, incluindo a pele, que fica mais bonita, saudável, rejuvenescida e protegida contra o câncer.
Cuidados a ter
Para consumir a fruta de maneira a obter somente os seus benefícios, é recomendado manter a quantidade diária entre 15 a 45 gramas ou 120 mililitros no caso de sucos.
Existem estudos que mostram que a fruta interage com um determinado local no fígado responsável por metabolizar medicamentos, então não é recomendado consumir goji berry se estiver se tratando com medicamentos.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para ter maiores chances de obter os efeitos desejados, alie o consumo da fruta com uma dieta saudável e a prática de atividade física regular.
Dica de receita
Conforme prometido, confira no vídeo abaixo uma receita de bolo saudável de goji berry: