O reaproveitamento de materiais recicláveis é uma atitude que só traz benefícios. No caso das construções com garrafas, muitas pessoas pelo mundo têm abraçado essa ideia como forma de economizar nos materiais de construção e promover a consciência socioambiental. É possível construir com garrafas de plástico e de vidro em substituição aos tijolos. Veja alguns exemplos.
Arquiteto chinês construiu escritório com garrafas de vidro
Li Chongqing Rongjun é do sul da China e tinha recém se formado quando resolveu colocar em prática a ideia de construir seu próprio escritório usando garrafas de cerveja como base. Sua ideia era construir um escritório que combinasse beleza artística com pragmatismo. Foram quatro meses erguendo o projeto com 8.500 garrafas de cerveja, areia, cimento e pedra, em uma edificação 29m² e pé-direito de 2,80m, que custou menos de R$ 40 mil.
Mãe e filha constroem casa com garrafas de vidro
Maria Gabrielly Dantas e a mãe, Edna Dantas, saíram de Curitiba/PR há dois anos para morar na Praia do Sossego, ilha de Tamaracá, em Recife. Lá elas resolveram colocar em prática a experiência de Edna com materiais recicláveis para construírem a própria casa. Em maio de 2020 elas tinham conseguido recolher 5 mil garrafas de vidro do lixo e começaram a construção que já ficou pronta.
Pedreiro constrói própria casa com garrafas PET
Ed Mauro Aparecido Morbidelli é um pedreiro que mora em Extrema/MG. Com a ajuda do pai e de amigos, ele conseguiu reunir 10 mil garrafas PET para erguer a própria casa. Outros materiais foram reutilizados, como pneus, e alguns foram doados. Dessa forma o custo da casa ficou abaixo dos R$15 mil. Para garantir uma residência sustentável, Ed Mauro também utiliza três caixas d’água para receber água direto da chuva, e plantou 72 mudas de árvores nativas frutíferas no terreno.
Casal construiu casa usando garrafas de vidro
Dóris Dias e Robson Lopes, de Foz do Iguaçu, Paraná, também queriam sair do aluguel, mas não tinham dinheiro o bastante para construir uma casa convencional no terreno que tinham. Então, Dóris pesquisou na internet sobre casas sustentáveis e começou a recolher as garrafas de vidro pela cidade, e logo recebeu ajuda de muitas pessoas. Eles ergueram uma casa de 70m2 usando 10 mil garrafas de vidro.
Família argentina constrói casa com garrafas plásticas
A família Santa Cruz, de Puerto Iguazu, Argentina, reuniu 1.520 garrafas PET para construir as paredes, o muro de arrimo e montar as camas. Com 1.300 embalagens Tetra Pak (aquelas caixinhas de leite), fizeram as telhas.
Advogada cria projeto de casas com garrafas pet para pessoas necessitadas
A advogada boliviana Ingrid Diez foi a criadora do projeto Casas de Botellas, o mesmo seguido pela família da foto anterior. O projeto tem o objetivo de reduzir os resíduos de forma eficiente ajudando os outros. Além das garrafas PET, os projetos usam garrafas de vidro, cimento, areia, cal, sedimentos e resíduos orgânicos. A primeira casa erguida por Ingrid foi no ano 2000 e tinha 170m2, para o qual foram necessárias 36 mil garrafas PET.
Arquiteto cria escola 100% sustentável no Uruguai
Michael Reynolds é um arquiteto norte-americano conhecido por “Guerreiro do lixo”. Ele criou um método construtivo chamado Earthship Biotecture, baseado na construção sustentável com materiais reciclados e autossuficientes. A escola de 270m2 foi erguida em sete semanas, com a ajuda de vizinhos e 200 colaboradores, do Uruguai e outras partes do mundo.
Veja também: Muro chapiscado: vantagens e como fazer na sua casa
E mais: Pergolado de ferro: como é feito e modelos para se inspirar