Por mais que seja um alimento nutritivo e bem acessível em diversas partes do país, o peixe deve ser manipulado com cuidado. Isso porque, se ficar sem refrigeração, pode estragar rapidamente. Além disso, algumas técnicas de conservação ajudam a manter o sabor e a textura. Siga essas dicas e tenha seus pescados sempre fresquinhos.
Chegando do mercado
Assim que chegar com as compras, já comece com o processo de armazenamento do peixe. Se tiver muitos itens gelados para limpar e organizar, vale a pena colocar os peixes na geladeira por um tempo, até poder tratar corretamente. Porém, assim que terminar de guardar as compras, comece o processamento. Existem duas formas, uma para guardar na geladeira e outra para o congelador.
Na geladeira
Assim que o peixe fresco chegar, lave muito bem. Retire as escamas e limpe por dentro, tirando todas as vísceras. Em seguida, tempere e consuma. Se for deixar na geladeira para o outro dia, basta cobrir com um pano úmido e colocar no topo da geladeira (a parte mais fria, onde ficam os iogurtes). Assim, ele dura até dois dias em perfeitas condições, porém não mais que isso.
No congelador
Para congelar, você não deve lavar o peixe antes. Da mesma forma que ele veio da rua, você vai preparar e congelar. Separe a quantidade que vai usar para cada dia, para quando for descongelar, tire somente o que for usar. Coloque em potes bem fechados e embrulhados com plástico-filme, para não passar cheiro.
Cada tipo de peixe ou fruto do mar deve ser embalado em separado, para que os aromas e sabores não se misturem. Na hora de descongelar, tire um dia antes e coloque na parte mais gelada da geladeira. Se você descongelar em temperatura ambiente, a textura e o sabor vão se alterar, além de ficar menos seguro para consumo.
Agora que você já sabe como fazer, pode ir ao mercado e aproveitar algumas dessas receitas: