Você deve estar se perguntando se existe algum modo ideal para guardar os legumes na geladeira e irá se surpreender ao saber que existe. Confira dicas de como conservar legumes na geladeira e perceba o quanto essas técnicas irão aumentar a durabilidade e até melhorar a concentração dos sabores desses alimentos.
10 dicas para conservar legumes na geladeira
Conheça algumas das melhores técnicas para conservar os legumes dentro da geladeira por mais tempo, sem a necessidade de recorrer a práticas trabalhosas ou dispendiosas. Pequenas mudanças de hábito durante o armazenamento vão fazer toda a diferença. Aprenda:
1. Organize a geladeira
O ato de amontoar os legumes variados em um único setor é terrível em todos os aspectos! Quando o legume de diferente espécie entra em contato com o outro legume, há uma troca de diferentes tipos de micro-organismos. Essa troca faz com que o sabor e até mesmo a textura variem.
Outro ponto é que podem amassar ou danificar, acelerando o processo de apodrecimento. Isso também influencia, diretamente, no tempo de duração desse legume dentro da geladeira (ou até mesmo fora).
2. Lave de forma suave
A partir do momento em que você lava o legume antes de guarda-lo na geladeira, há o desgaste da camada mais externa. Torna-se então mais susceptível ao apodrecimento. Por isso, o ideal é que você armazene o legume na geladeira sem exagerar durante a lavagem antes.Basta passar um pouco de água e esfregar suavemente com as mãos, para remover sujeiras externas.
3. Evite os brotos
Os legumes também abrangem os tubérculos em seu grupo, como batatas e beterrabas. Como você já deve saber, esses tubérculos são bastante propensos a criar pequenos brotos enquanto estão armazenados. Mas há uma solução para conservar legumes na geladeira sem brotos.
Para evitar que isso ocorra, você pode guardar as batatas junto das maçãs, fruta que libera etileno. Vale destacar que o etileno é um hormônio vegetal gasoso que acelera o amadurecimento das plantas. O que faz com que esse gás do etileno liberado pela maçã seja absorvido pelas batatas, prevenindo a formação de brotos.
4. Use papel toalha
A dica do papel toalha é excepcional para a prevenção de fungos. Sempre que colocar esses alimentos, seja em um pote ou nas gavetas e prateleiras, a dica para conservar legumes na geladeira é forrar com papel toalha.
Você irá adicionar uma camada desses legumes e adicionar outra camada de papel toalha e colocar os legumes restantes por cima, se houver espaço para isso. Essa técnica é eficaz para a prevenção de fungos, pois o papel toalha retém a água e torna o ambiente ainda mais seco.
5. Guarde os legumes descascados em água
Se você descascou os legumes para fazer algum prato, mas depois percebeu que sobrou uma quantidade considerável, não se preocupe! Basta armazenar esses legumes em um recipiente cheio de água e tampa-lo. Desse modo não entram em contato com as bactérias do meio externo. Isso conservará o alimento por muito mais tempo e evitará desperdício.
6. Empacote a cebola
No caso da cebola, o ideal é coloca-la em um pacote escuro, com alguns furinhos, para que haja a circulação de ar, controle de temperatura e umidade da região. Isso é excelente, pois o ambiente escuro é ideal para que ela mantenha suas propriedades, como sabor e aroma, por mais tempo.
7. Armazene os legumes embaixo
Sabe aquelas gavetas grandes que ficam na parte inferior da geladeira? Lá é o local ideal conservar legumes na geladeira. Isso se deve ao fato da temperatura ser mais elevada (menos frio). O que faz com que o sabor e aroma do legume em questão sejam preservados.
8. Coloque o tomate virado para cima
Deixe os tomates virados para cima, pois as suas hastes são extremamente sensíveis e podem se danificar facilmente. Desse modo, você irá conseguir conservar os tomates durante um tempo maior. Pois não receberá impactos que influenciem em sua qualidade e até mesmo no seu tempo de apodrecimento.
9. Guarde os legumes secos
É importante que depois de passar em água, caso você tenha optado por tal procedimento, é imprescindível secar os legume com um paninho seco e limpo ou papel toalha. Dessa forma é possível conservar legumes na geladeira por mais tempo.
10. Evite reaproveitar a cebola
Quando usar cebola, termine com ela. Guardá-la aberta dentro da geladeira (mesmo que coberta ou dentro de um potinho) é um erro. Além da outra metade estragar com muito mais facilidade, a cebola pode absorver fungos e/ou bacterias. Também não se deve coloca-la em contato com outros legumes, pois a cebola utilizada irá estragar e infectar os demais legumes.
Qual dessas técnicas para conservar legumes na geladeira você pretende utilizar a partir de agora? Comente abaixo!