Menu

Como fazer conserva de beterraba – 3 Receitas fáceis

Receba os benefícios da beterraba para a saúde fazendo uma conserva fácil e muito gostosa. Veja a receita.

Designed by Freepik

Publicidade

A conserva de beterraba é muito fácil de fazer. Selecionamos três receitas, todas basicamente com a mesma forma de preparo, mudando os ingredientes do tempero.

Se você gosta desse vegetal, a conserva é uma ótima maneira de ter beterraba para comer o ano inteiro, além de ser mais natural e saudável nessas versões caseiras. Escolha sua favorita e experimente. Se quiser, pode pasteurizá-las para que durem mais!

3 Formas de fazer conserva de beterraba

Em todas as formas, a beterraba precisa ser cozida para então ir à conserva. Se quiser variar a forma de preparo sugerida nas receitas abaixo, veja também como cozinhar beterraba.

1. Conserva de beterraba agridoce

A beterraba já possui um sabor adocicado natural, mas nessa conserva vamos acrescentar um pouquinho de açúcar para que o doce sobressaia ao azedo do vinagre.

Publicidade

Ingredientes

  • Água: 2 xícaras;
  • Vinagre de maçã: 2 xícaras;
  • Beterrabas inteiras: 500 gramas;
  • Alho cortado ao meio: 3 dentes;
  • Açúcar cristal: 2 xícaras.

Modo de preparo

1. Comece lavando bem as beterrabas, cortando os talos.

2. Coloque-as em uma panela cobertas com água para cozinhar durante cerca de meia hora.

3. Escorra e descasque, cuidando para não se queimar. Corte as beterrabas em pedaços menores, da forma que desejar ter na sua conserva.

4. Distribua a beterraba pelos seus potes de conserva já esterilizados. Reserve.

5. Leve ao fogo uma panela com a água, o açúcar, o alho e o vinagre. Deixe ferver, abaixo o fogo e mantenha por cinco minutos. Desligue o fogo e espere esfriar.

Publicidade

6. Depois que o caldo estiver frio, cubra as beterrabas de cada pote com ele, até em cima. Tampe bem fechado e coloque na geladeira, em um cantinho onde os potes ficarão parados por uma semana. De vez em quando mexa os potes para a beterraba absorver melhor os temperos.

7. Depois de aberta pode deixar na geladeira por três semanas.

2. Conserva de beterraba com cebola

Essa versão leva menos açúcar, por isso fica mais azedinha, e ainda agrega o sabor da cebola e da pimenta.

Publicidade

Ingredientes

  • Beterraba: 5 unidades;
  • Cebola roxa: 1 unidade;
  • Água: 1 xícara;
  • Vinagre de vinho tinto: ½ xícara;
  • Sal: 1 colher de chá;
  • Pimenta: 4 grãos;
  • Louro: 1 folha.

Modo de preparo

1. Comece lavando bem as beterrabas, cortando os talos.

2. Coloque-as em uma panela cobertas com água para cozinhar durante cerca de meia hora.

3. Escorra e descasque, cuidando para não se queimar. Corte as beterrabas em pedaços menores, da forma que desejar ter na sua conserva. Reserve.

4. Corte a cebola em rodelas ou pedaços maiores, como preferir. Leve para o fogo numa panela junto com o vinagre, a água, o sal e o açúcar. Deixe ferver durante dez minutos e desligue.

Publicidade

5. Coloque a beterraba nesse caldo, assim como os grãos de pimenta e o louro. Misture e coloque no pote de conserva com um pano de prato limpo por cima para esfriar.

6. Quando a conserva estiver fria, tampe bem forte e deixe na geladeira por uma semana para pegar sabor.

3. Conserva de beterraba com especiarias

Essa ideia é para quem gosta de um sabor ainda mais intenso na conserva: leva cravo, canela, semente de mostarda, pimenta e louro. Não leva açúcar e rende 4 potes pequenos.

Publicidade

Ingredientes

  • Vinagre de maçã: 1 litro;
  • Beterraba cozida: 1 quilo;
  • Louro: 1 folha;
  • Cravos: 5 unidades;
  • Canela: 1 pau;
  • Pimenta preta: 1 colher de chá;
  • Sementes de mostarda: 1 colher de chá.

Modo de preparo

1. Leve uma panela o fogo com o vinagre, o cravo, a canela, a pimenta, a mostarda e o louro. Quando ferver, desligue e deixe esfriar. Coe e reserve.

2. Corte as beterrabas já cozidas e descascadas em pedaços menores, como preferir e distribua-as pelos frascos recém-esterilizados, ainda quentes.

3. Encha os frascos com o caldo de vinagre, feche bem e guarde dentro ou fora da geladeira, por até seis meses se ainda estiver fechado.

Publicidade

Beterraba em conserva é saudável?

Sim, a beterraba em conserva é saudável, mas deve ser consumida com moderação, especialmente nas receitas que levam mais açúcar.

De modo geral a beterraba é uma rica fonte de vitamina A e C, ferro, essencial para a produção do sangue, além de ajudar a desintoxicar o fígado e a vesícula.

Como se não bastasse, a beterraba promove o fortalecimento do coração e protege o corpo de diversas doenças, como obesidade, diabetes e o desenvolvimento de tumores, pois sua ação antioxidante estimula a renovação das células de todo o corpo.

Publicidade

Além da beterraba, os demais ingredientes como a cebola, a canela e a semente de mostarda também liberam suas propriedades na conserva para consumirmos os seus benefícios à saúde.

Dica: Você também pode aproveitar os benefícios nutricionais da beterraba fazendo sopas de beterraba deliciosas.

Veja também:

Leave a Reply

Sair da versão mobile