Se a sua mangueira está com algum tipo de furo ou rasgo, e ainda é novinha, você pode tentar trocá-la na loja. Para isso, lembre-se de guardar a nota fiscal do produto e ver o prazo da garantia. O pessoal da loja vai verificar o dano e informar se poderá fazer a troca.
Mas, se a sua mangueira já tiver algum tempo de uso e a garantia não vale mais, o jeito será consertar. Não precisa comprar uma mangueira nova quando se tem conserto em casa, usando materiais que sejam à prova d’água e com colas bem resistentes. Veja o que pode usar para isso.
Antes de começar
Antes de usar qualquer tipo de material para consertar sua mangueira, ela precisa estar limpa e seca. Então, feche o registro da água e deixe a mangueira parada por algumas horas para secar por dentro. Do contrário, a água no interior pode não deixar fixar o material usado para consertar. Se a mangueira estiver suja, limpe pelo mesmo motivo.
Vaselina
Se você notar que o vazamento da mangueira está na conexão com a torneira, pode ser que ela esteja vazando só porque não está bem encaixada e com o conector ressecado. Nesse caso, desconecte a mangueira da torneira e passe um pouco de Vaselina na ponta. Depois, volte a conectar e faça o teste. A Vaselina vai preencher os pontos que não estavam encaixando bem, e talvez resolva.
Cola vulcanizante e adesivo estrela
Esse tipo de cola é usada para fazer remendos a frio em borracha e principalmente em câmara de pneu de bicicleta. Primeiro você aplica uma gota da cola e depois colocar um adesivo estrela por cima. Deixe secar antes de ligar a água novamente. Pode funcionar com a sua mangueira, caso esteja furada ou rasgada.
Acoplador
Caso o furo ou rasgo seja muito grande para cobrir com cola e adesivo, pode ser melhor cortar a parte danificada e usar um acoplador para juntar as duas partes que foram separadas. Esse acoplador é de plástico e você encontra em lojas de materiais de construção. Essa é uma forma segura, e feita justamente para essa finalidade.
Veja também: como consertar cabos desgastados