Menu

Conselhos para um casamento duradouro

Cada relacionamento é diferente, mas alguns conselhos servem para todos.

Publicidade

Quem é casado há alguns ou muitos anos sabe que um relacionamento necessita de cuidado diário e muita adaptação para funcionar.

Enquanto o casal namora as coisas são bem diferentes, mesmo que haja bastante convivência. Mas no dia a dia, quando temos que compartilhar cada segundo da vida a dois, percebemos detalhes sobre o outro que não conhecíamos antes.

Todas as essas “surpresas” podem gerar uma grande transformação positiva ou pode fazer o relacionamento desmoronar aos poucos. Por isso, estes 9 conselhos devem servir como guia para um casamento duradouro.

1. Faça seu parceiro se apaixonar todos os dias

A paixão e o amor são coisas diferentes, mas um ajuda a sustentar o outro. Muitos casais reclamam que com o passar dos anos o relacionamento começa a perder a graça porque cai na rotina. Mas certos detalhes, aqueles mimos, elogios e romantismos que faziam para atrair o parceiro no começo da relação, nunca podem ser deixados de lado.

Publicidade

2. Seja cúmplice

Faz parte de um relacionamento afetivo saudável, fazer o outro se sentir especial e importante. É com base nisso que se desenvolve a cumplicidade, que são aqueles momentos que só os dois compartilham, preservando seus segredos íntimos. Manter essa cumplicidade acesa é essencial para alimentar o carinho, a gratidão e a admiração que sentem um pelo outro.

3. Sustente seu compromisso

Um casal decide que vai começar a trilhar um caminho junto quando um sente segurança na palavra e nas atitudes do outro. Esse valor é muito importante, não importa quantos anos passem. Seja sempre comprometido com o que prometeu no início do namoro, cuidando e respeitando o outro, enquanto for cuidado e respeitado também.

4. Pense antes de agir

Um casal cresce e aprende junto, e nesse caminho pode cometer erros. Se o outro decidir perdoar com a condição de que a lição tenha sido aprendida, as novas atitudes precisam começar a acontecer. Passar a vida errando, agindo sem pensar, e pedindo desculpas, realmente não funciona, por torna-se um relacionamento baseado na falta de consideração.

5. Abra seu coração

Nenhum relacionamento dá certo quando existem segredos. Muitas pessoas aprendem com o exemplo dos pais que certas coisas devem ser mantidas em segredo. Mas qual o sentido disso, se um casamento serve para ter alguém ao seu lado por inteiro, sempre que precisar, nos momentos bons e ruins?! O seu parceiro deve ser, antes de tudo, o seu melhor amigo e confidente.

Publicidade

6. Não tenha medo de fraquejar

Casado ou solteiro, a vida nos faz passar por situações em que estamos sujeitos a fraquejar, ficar na dúvida e cair no choro ou ter um ataque de raiva. Tudo isso pode e vai acontecer em um relacionamento, mas depois, é preciso se reerguer, agradecer pela paciência do outro e por tê-lo ao seu lado, e seguir em frente levando na bagagem mais uma experiência de vida.

7. Aprenda lado a lado

Uma das grandes belezas de um casamento é o aprendizado que se vive a dois. As novas experiências, mesmo quando aparecem em forma de problema, devem fortalecer a união. Evoluir a dois é mais fácil do que sozinho, desde que um esteja sempre incentivando o outro a melhorar.

8. Seja menos exigente com o dinheiro

As questões financeiras são capazes de destruir relacionamentos, pois algumas pessoas acabam ficando obcecadas por trabalho ou por economizar e acabam esquecendo de que a vida acontece agora. Leve a vida financeira do casal em equilíbrio, e um deve sempre estar disposto a ajudar o outro quando um problema nesse sentido surgir.

Publicidade

9. Mantenha o amor acima de qualquer outro valor

Depois que muitos anos se passarem, muitas lembranças irão embora da sua memória, mas os momentos que o fizeram se sentir amado estarão sempre lá. Portanto, acima de qualquer outra preocupação, ame intensamente.

Nada mais é tão importante para um relacionamento quanto o amor incondicional. É ele que faz com que todos os conselhos acima sejam seguidos com mais facilidade.

Leave a Reply

Sair da versão mobile