Com o passar dos anos, as obrigações acabam tomando uma grande parte dos seu tempo, representando boa parte da sua rotina. Além disso, elas acabam consumindo boa parte da sua energia, e o pouco tempo que sobra acaba sendo para descansar – já que ninguém é de ferro. Veja dicas práticas de como conhecer pessoas novas, com ideias do que fazer e o que mudar na sua rotina para que isso aconteça.
10 Dicas para conhecer pessoas novas e fazer amigos
Não existe uma fórmula mágica para que você possa conhecer pessoas novas, mas algumas dicas podem ajudar a encontrar o caminho.
1. No ambiente de trabalho
Se você trabalha fora de casa, provavelmente tem diversos colegas de trabalho com as mesmas afinidades, mas nunca soube disso.
Para conhecer pessoas, converse mais com seus colegas, marquem um happy hour de vez em quando, almocem juntos.
Assim você acaba encontrando colegas que passem a ser a amigos.
2. Faça um novo curso
Você estava querendo iniciar um novo curso, estudar um idioma, aprender fotografia ou algo do tipo? Essa é também uma boa forma de conhecer pessoas.
Além de estar se aperfeiçoando em algo que você pode descobrir que ama fazer, vai também encontrar diversas pessoas com essa mesma afinidade, tendo muito assunto em comum.
3. Saia de casa, mesmo sem ninguém
Sabe aquele show super legal que vai ter na sua cidade? Se não tiver ninguém para ir junto, vá sozinha mesmo!
Chegue cedo e aproveite para puxar assunto com outros grupos de fãs que lá estarão. Tenha certeza de que em algum você vai se encaixar e acabar fazendo diversos amigos de uma vez.
O mesmo vale para o lançamento daquele filme tão esperado, com uma legião de fãs, com peças de teatro, exposições de arte e mais.
4. Pratique algum novo esporte
Não se trata de academia, mas sim de algum esporte que você tenha interesse.
Já pensou em voltar a praticar o vôlei ou futebol? E artes marciais? Pode ser muito legal aprender alguns golpes e descontar o estresse no saco de pancada, não é mesmo?
Além de fazer bem para o corpo e mente, o esporte te ajuda a interagir com pessoas que têm diversas atividades e focos na vida, porém esse ponto em comum.
Escolha algo com o qual você se identifique.
5. Dance!
Vale de tudo aqui: ballet, sapateado, dança flamenca, dança tribal ou do ventre. O importante é mexer o corpo – com a música e com a vida.
Fazer aulas de dança em uma escola pode parecer desafiador de início (o que é bom!) mas cada esforço vai valer a pena.
Assim como nos esportes, a dança é apenas uma faceta na vida da pessoa, sendo assim provável que você encontre diversas personalidades interessantes ao longo dos dias.
6. Viaje sozinha
Que tal fazer um mochilão e se hospedar em pousadas simples, albergues ou até hostel?
Em grandes hotéis, a tendência é de que as pessoas se isolem um pouco mais, sendo o contato muito limitado. Já em pequenas pousadas e albergues, as pessoas ficam mais próximas e você pode encontrar uma grande amizade ou pelo menos alguém para compartilhar experiências.
Faça passeios com grupos de turistas e se solte! Converse, ria, sinta o momento. Almoce em locais diferentes, peça indicações aos novos parceiros de viagem.
Lembre-se de pegar os contatos para manter os laços e marcar novas aventuras!
7. Siga as crianças
Se você tem filhos ou netos pequenos, sabe que o que não falta é convite para festinhas e eventos.
Aproveite esses momentos para conhecer as pessoas que fazem, mesmo que indiretamente, parte da vida das crianças. Assim, além de poder orientá-las melhor, por conhecer os familiares dos amiguinhos, você acaba encontrando algumas amizades valiosas.
8. Entre em uma confraria/clube
Você gosta de ler ou jogar? Cantar? De vinhos, café, cerveja artesanal, chás diferenciados? Há sempre um clube ou confraria para você compartilhar seus gostos!
Pesquise na internet se há grupos formados com seus principais interesses e faça uma visita. Entre em contato, por e-mail ou outra forma, para saber como funciona, quais são as regras e valores, para ver se você se identifica.
Se gostar, faça uma visita e passe a participar dos eventos e discussões.
9. Reconecte-se
Independente de religião, existem diversas formas de se interagir com pessoas que tem crenças similares às suas (e até diferentes, é interessante outro ponto de vista).
Procure uma igreja, sinagoga, templo ou similares, onde você se sinta bem e goste de participar. Não é uma busca fácil, mas quando encontrar seu lugar, vai ser uma sensação maravilhosa, sem contar que terá muitos amigos para discutir ideias.
10. Faça trabalhos voluntários
Talvez essa seja a forma mais fácil e prazerosa de todas aqui, pois não está somente relacionado ao desejo de fazer amigos e sim de poder ser útil.
As amizades surgem por consequência, então faça algo que você ama. Ajude a alimentar, limpar e cuidar de animais abandonados em um abrigo, faça festinhas e doações a creches e orfanatos ou até mesmo sente para bater um papo gostoso com algum idoso em uma casa de repouso.
O que não falta é lugar para você distribuir amor.
Gostou das dicas? Se tiver mais alguma para acrescentar, por favor, coloque nos comentários e ajude mais pessoas!