É o caso dos portadores de diabetes que têm as horas e os dias controlados, porque precisam de injetar insulina com alguma regularidade. A diabetes se caracteriza pela subida de carboidratos no sangue e é também conhecida por hiperglicemia. Esta doença normalmente obstrui a nossa corrente sanguínea, principalmente através da acumulação de açúcar no sangue.
Geralmente, a pessoa diabética tem que injetar insulina nela mesma para reduzir a sua taxa de glicemia, sendo este um processo difícil e doloroso. Numa pessoa sem diabetes, o pâncreas é o órgão responsável por transportar a glicose para o interior das células. Contudo, numa pessoa doente, o mesmo órgão não tem tanta capacidade de produção e por isso, a pouca insulina presente no organismo não é suficiente. Então, todos os alimentos que essa pessoa ingerir se transformarão em açúcar, que por sua vez ficará preso no sangue. A insulina é essencial nesta transformação, pelo que se pretende que o pâncreas produza esse hormônio na quantidade exata para promover a modificação da glicose.
Felizmente, para além das injeções de insulina, existe uma forma mais prática e indolor de você controlar a quantidade de açúcar no sangue e de obter insulina : a utilização de um adesivo.
Este adesivo é fino, pequeno e deve ser aplicado na pele. É constituído por micro agulhas (mais de 100), que não provocam qualquer tipo de dor.
O doutor Zhen Gu, da Universidade da Carolina do Norte, EUA, é o principal autor do estudo sobre este adesivo inteligente e explica que o mesmo é formado por matérias biocompatíveis e por matérias não tóxicas. O especialista clarifica ainda que as micro agulhas conseguem chegar aos vasos sanguíneos, a partir da superfície da epiderme, verificando a quantidade de açúcar presente no organismo, no sentido de produzir enzimas e insulina consoante o que você precisa. O adesivo pode ser aplicado em todas as zonas do corpo e garante uma ação rápida.
Através de vários estudos, os especialistas influentes neste dispositivo, perceberam que era fácil clonar as células beta presentes no nosso organismo (responsáveis pela insulina) e criaram células artificiais para atuarem do mesmo jeito.
Para a sua utilização, você deve colocar o adesivo na superfície da pele e trocar após uma hora, uma vez que a insulina acaba depois desse tempo. É uma forma rigorosa de você controlar o seu corpo e de se sentir melhor.