Você consegue controlar o tempo no celular ou é o celular que te controla? O vício em telas é real e muito mais perigoso do que se imagina: crianças e jovens desenvolvem transtornos de comportamento semelhantes à abstinência química, se forem privados de usar o telefone.
Para ajudar a vigiar essa dependência, a própria tecnologia é uma aliada: existem aplicativos para medir o tempo que se gasta na frente da tela e avisá-lo quando o limite é excedido. Veja algumas opções:
1. Bem-estar Digital
Regule o temporizador para limitar o tempo gasto em cada aplicativo e determine o horário de descanso, para que o celular fique inativo para notificações e você tenha umas horinhas de silêncio e paz. Disponível apenas para Android.
2. Flipd
Deixa seu aparelho off-line pelo tempo que você estipular. Após essa contagem, você será notificado de quando poderá voltar a utilizar o aparelho.
3. Forest
Significa “floresta” em inglês e o nome não poderia sugerir outra coisa: para se concentrar em alguma tarefa, é necessário plantar árvores virtuais – quanto mais tempo focado, mais a planta crescerá. Tipo um tamagotchi, lembra?
4. Dinner Time Plus
Foi pensado para que os pais controlem o tempo dos filhos na frente do celular. Uma conta principal (a dos pais) tem acesso às contas secundárias (as dos filhos), podendo bloquear o aparelho em intervalos específicos, como na hora da escola, no jantar, na igreja, etc.
5. Tempo de Uso
Criado pela própria Apple, o aplicativo ajuda o usuário a monitorar o tempo de uso do celular. Está disponível apenas para usuários do IOS.
6. Siempo
O Siempo bloqueia notificações nas redes sociais e serviços de mensagem – aplicativos que, geralmente, consomem mais tempo. Também impede o acesso a apps pelo período de tempo que você quiser (se for viciado nos joguinhos do celular, não dá pra dar uma escapadinha!).
7. Moment
Esse app apela para o bom senso: ele não bloqueia nenhuma função do aparelho, mas oferece estatísticas detalhadas do tempo que você fica no celular. Fazendo uma autoanálise, você entende de onde vem o problema e pode corrigi-lo.
Saber se controlar nem sempre é tarefa fácil, seja com celular, comida, ciúme, sexo… Mas a verdade é que nenhum excesso é saudável. Por isso, fique de olho nos seus hábitos e, ao primeiro sinal de vício, tome uma atitude!
Veja também:
- Aparelhos que melhoram a internet da sua casa ou escritório
- Sinais que você está tempo demais no celular – sua saúde em risco
- Como tirar risco da tela do celular: 5 produtos úteis para usar em casa