A popular babosa é um ingrediente repleto de benefícios para o organismo, sobretudo para a pele e cabelos. Para aproveitar melhor cada uma das propriedades dessa planta, que tal experimentar congelar babosa em cubinhos?
Rica em 20 tipos diferentes de minerais, entre eles cálcio, magnésio, sódio, potássio e zinco, a babosa tem também 12 vitaminas, como a A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, 18 aminoácidos, 200 fitonutrientes, terpenos, polissacarídeos e glicoproteínas, além de enzimas.
Com toda essa riqueza, seria um desperdício jogar fora as sobras da folha de babosa, que nem sempre é utilizada inteira. Então aprenda como congelar a babosa, passo a passo.
Veja também: como usar babosa nos olhos
Como congelar babosa passo a passo
Seja para conservar alguma sobra de receitas anteriores ou para deixar uma boa quantidade já pronta, aprenda a congelar a babosa corretamente.
1. Colha as folhas
A primeira coisa a fazer é escolher a folha correta para fazer o congelamento. Ela deve ser mais velha, dando espaço para as folhas mais novas se desenvolverem. Então, escolha uma maior e retire sem cortar a polpa, tirando bem rente à base.
Faça isso pela manhã, preferencialmente durante a lua cheia, pois a planta estará com uma maior quantidade de nutrientes e energia vital. Além disso, evite colher depois de chuvas muito intensas, optando por fazê-lo, ao menos, dois dias depois de uma estiagem.
2. Prepare a folha
Assim que retirar a folha da babosa, coloque em um saco plástico e leve para a pia, a fim de começar a higienização. O saco é importante para evitar que ela fique pingando seiva pelo caminho.
Cuidadosamente, lave as folhas de babosa, sem se ferir com as serras laterais, lavando no sentido dos espinhos, sem encostar neles. Em seguida, com uma faca pequena, retire os espinhos e a casca em volta da polpa.
Se você quiser, pode tirar somente os espinhos, mas aí teria que passar o gel em uma peneira, o que é realmente difícil. Como a polpa é rica em nutrientes, cale a pena poupar esse esforço.
3. Bata a polpa
Em um processador de alimentos ou no liquidificador convencional, bata a polpa de babosa. Se precisar, pode adicionar um pouquinho de água e balançar o aparelho para conseguir bater bem.
Se estiver sem a casca, não precisa coar, estando pronto para uso externo. Você pode também cortar a polpa em pedaços uniformes, que caibam nas cubas de gelo.
4. Congele
Coloque o líquido, cuidadosamente, em formas de gelo, preferencialmente de silicone, que são mais rápidas e fáceis de retirar depois. Se for usar as de plástico firme, tome cuidado para não passar das bordas, o que dificultaria a retirada.
Leve ao congelador por 24 horas e depois que estiverem bem firmes, retire das formas e coloque em sacos de congelador, retirando o ar de dentro. Pode também utilizar sacos de geladinho para congelar a polpa, sem a forma.
5. Higienize
Acredite, essa etapa é fundamental para evitar problemas futuros em seus sucos e outras composições. Lave muito bem as formas de gelo, para evitar que fiquem com restos de babosa.
Essa planta, apesar de ser extremamente nutritiva e valiosa para a beleza de pele e cabelos, tem um sabor terrivelmente amargo. Então, atenção à limpeza de todo o material, quando terminar.
E mais: aprenda a fazer mel de babosa
Benefícios de congelar babosa
Agora que você já sabe como fazer, veja quais são os principais benefícios de congelar babosa para usar depois.
1. Economia
Muitas receitas naturais com babosa requerem apenas metade da folha, ou pior, um pedacinho da mesma, tendo que desperdiçar todo o resto, já que não tem como cortar o que vai usar e deixar o resto no vaso. Congelar vai fazer com que não se perca o resto da folha, economizando para utilizar uma próxima vez.
2. Praticidade
Que tal já deixar a babosa do mês toda pronta, limpa, batida e congelada em pequenas quantidades, onde você precise somente tirar e usar? Essa praticidade é um dos benefícios de congelar a babosa, tirando somente o que vai usar. Além disso, suja o liquidificador somente uma vez, tornando o processo mais simples.
3. Disponibilidade em emergências
A babosa não é utilizada somente para funções estéticas. Ela serve também para ajudar em casos de emergências, sendo excelente como um gelo para aliviar hematomas, como aqueles que se formam ao bater a canela na quina da mesa. Deixar o gelo de babosa pronto e disponível para emergências é, sem dúvidas, uma ótima ideia.
4. Uso frio
O uso da babosa fria, seja para reduzir olheiras, acalmar a pele ou reduzir o inchaço causado por algum acidente, potencializa os resultados, sendo recomendado principalmente para fins estéticos. Dessa forma, deixar sempre alguns cubinhos de babosa no congelador vão te ajudar a manter a saúde da pele em dia, de forma prática.
Veja também:
- Tipos de babosa: entenda as diferenças e os usos das principais espécies
- Como usar babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer
- Babosa para estrias
- Como fazer sabonete de babosa