Menu

Cone chinês: saiba o que é e veja como é feito

As terapias orientais são cada vez mais conhecidas dos ocidentais por conta dos seus resultados positivos na saúde

Crédito: Freepik

Publicidade

As terapias complementares orientais são cada vez mais utilizadas para contribuir com os tratamentos da medicina tradicional ocidental. Uma dessas terapias é o uso do cone hindu, também chamado de cone chinês. Sua função primária é promover a limpeza dos ouvidos, nariz e garganta. Saiba mais sobre essa técnica.

Veja também: o que é e como fazer auriculoterapia

O que é a técnica do cone hindu?

De acordo com informações do Espaço Bambuí, a técnica do cone hindu é muito antiga, com registros de mais de 3 mil anos quando os hindus utilizavam cones feitos de cera, posicionados sobre os orifícios e com uma chama acesa para queimar como vela, para promover a limpeza e desobstrução dos chamados canais energéticos, focando na limpeza de ouvidos, nariz e garganta.

Esse não é seu único objetivo, considerando que todas as terapias da Medicina Tradicional Chinesa visam restabelecer o equilíbrio do organismo, chave para todas as curas. Então, essa desobstrução dos canais energéticos visa melhorar problemas de saúde e harmonizar o organismo como um todo: pensamentos, sentimentos e emoções.

Indicações e benefícios

Crédito: Divulgação

Com a terapia do cone hindu, além da desobstrução que melhora a audição e a respiração, o corpo consegue iniciar seu processo natural de autorregulação, equilibrando suas emoções, suas capacidades sensoriais e clarificando a mente. Essa limpeza profunda ajuda a eliminar as energias negativas, abrindo espaço para a saúde perfeita, claro, quando a pessoa realiza a técnica em conjunto com um estilo de vida saudável.

Publicidade

As indicações dessa terapia são muitas, tais como:

  • Rinite;
  • Sinusite;
  • Otite;
  • Zumbido nos ouvidos;
  • Faringite ou amigdalite;
  • Circulação linfática lenta;
  • Excesso de cera no ouvido;
  • Limpeza dos ouvidos (não precisa estar doente para fazer);
  • Labirintite e náuseas.

Vale lembrar que essa é uma terapia complementar, não sendo recomendado substituí-la pelo tratamento da medicina tradicional.

Como é feito?

A terapia do cone chinês deve ser aplicada por um profissional especializado em Terapias da Medicina Oriental que esteja capacitado para manipular o cone de forma correta, segura e eficaz. Então, para experimentar, procure uma clínica de terapias complementares ou terapias alternativas que ofereça o cone hindu.

A aplicação consiste em colocar a parte mais fina do cone na entrada do ouvido do paciente, que estará deitado de lado em uma maca, bem relaxado.

Então, a outra extremidade do cone, mais grossa, é acesa. Logo, o fogo irá consumir todo o oxigênio que está no interior do cone, dando início a um suave processo de aspiração, que ocorre pela pressão negativa no vácuo.

Publicidade

Essa aspiração atua junto com a fumaça e o calor mobilizando todo o muco excessivo que está obstruindo os canais dos ouvidos, nariz e garganta. Confira no vídeo uma sessão de cone chinês:

Leave a Reply

Sair da versão mobile