O número do telefone que era facilmente decorado, agora parece uma tarefa impossível de ser feita. As datas de vencimento das contas, os itens do supermercado que precisam ser anotados numa lista e pequenos outros acontecimentos que podem representar a memória já não está tão bem como em momentos anteriores.
Estas situações relacionadas a dificuldade com algumas funções cognitivas como a memória, a capacidade de concentração e até mesmo de orientação, podem identificar o chamado Comprometimento Cognitivo Leve (CCL).
O que é o CCL?
De acordo com uma publicação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o Comprometimento Cognitivo Leve representa uma queda nos domínios cognitivos desde as atividades domésticas mais simples às tarefas mais complexas do trabalho. No entanto, este quadro não significa algo grave ou que esteja relacionado à demência.
Causas
Este Comprometimento atinge as populações mais velhas por diferentes motivos. A ansiedade, depressão, os remédios usados para regulação do sono ou hipotireoidismo estão entre as principais causas da CCL. Além disso, a deficiência de algumas vitaminas e a diabetes também podem agravar o quadro.
Tratamento
Um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) revela que ainda não existe nenhum tratamento para o CCL. É importante que cada quadro seja acompanhado de maneira personalizada e os sinais podem ser atenuados com o atendimento psicológico, terapias ocupacionais e psiquiatras.
Mais importante do que o tratamento é a prevenção. É muito importante fazer atividades constantes para estimular a memória e ações cognitivas como, por exemplo, sudoku, palavras cruzadas, assistir documentários, filmes e sempre manter o contato social e familiar.
Se você está percebendo alguns destes sinais ou algum parente que esteja passando por essas situações, não hesite em procurar uma consulta médica. Compartilhe estas informações.
Fonte: Drauzio Varella