Não há como negar que a evolução da internet trouxe muitas facilidades e benefícios à vida moderna. Por outro lado, incentivou o comportamento hater em muitas pessoas que se sentem à vontade e protegidas, atrás de uma tela, para prejudicar a vida alheia com comentários e atitudes de ódio.
O que é o comportamento hater?
Justamente pela grande quantidade de pessoas apresentado esse comportamento, o termo hater é bastante popular na internet. Traduzida do inglês, a palavra significa “odioso”.
Então, o comportamento hater está relacionado à pessoa que inspira o ódio nos outros, e é isso que o hater faz: ele se esforça para difamar e desvalorizar a importância de algo ou de alguém, com a intenção de que outras pessoas sigam seu exemplo.
Características do comportamento hater
O hater é alguém que age apenas na internet, pois é um ambiente onde ele se sente protegido para disseminar o ódio sem que ninguém venha lhe enfrentar pessoalmente.
Essas pessoas podem até disfarçar na “vida real”, mas o comportamento hater faz parte delas fora da internet também, então fique atento para identificar um possível hater perto de você:
- Condenam ideias e atitudes das quais são contrários;
- Criticam as conquistas dos outros;
- Espalham mentiras;
- Fazem ameaças;
- Julgam mal sem necessidade;
- Nunca têm um comentário positivo;
- Xingam e humilham as pessoas.
Quando se é alvo de um hater, pode ser difícil aceitar que o problema está com ele, e não com você. As pessoas com comportamento hater tem essa característica como consequência de problemas emocionais e/ou psicológicos. É uma pessoa que sente inveja, tem baixa autoestima e dificuldade em amar a si mesma, ainda que pense o contrário.
Filhos na internet: como ensiná-los a navegar em segurança
Como se proteger de um hater?
Estando com a vida exposta na internet, todos estamos sujeitos a ser alvo de haters, mesmo sendo pessoas anônimas. Então, o que se pode fazer para manter essas pessoas afastadas é tomar algumas atitudes:
- Ignore ou apague comentários de ódio em suas redes;
- Se vir comentários maldosos no perfil de alguém, procure ignorar também para não dar palco ao hater, pois ele se alimenta da atenção alheia;
- Em suas redes sociais, restrinja os comentários apenas a pessoas que você conhece;
- Ao ver uma publicação que incita o ódio, denuncie na própria rede social;
- Se receber qualquer tipo de ameaça de um hater, que faça você se sentir em risco, denuncie à polícia.
Veja também: Crimes de ódio: saiba o que são e a importância de combatê-los