Menu

Como vender mais e melhor seus doces e salgados

Você tem talento para a cozinha, mas não sabe vender seu peixe? Veja algumas dicas e melhore seus lucros

Crédito: Freepik

Publicidade

Por mais que você saiba que seus produtos são bons, dá aquela sensação de timidez, não é? Isso é normal e facilmente contornável. Veja agora algumas dicas de como vender mais e melhor seus doces e salgados, se organizando e vencendo a timidez.

7 Dicas para vender mais e melhor

Não há quem discuta: seus doces e salgados são os melhores da região. Mas na hora de vender bate aquela insegurança e pior, a vergonha. É fundamental aprender a lidar com isso para poder ter sucesso no seu ramo. Veja então algumas dicas preciosas para fazer do seu hobbie o seu negócio de sucesso.

Organize-se

Faça a ficha de cada produto, contendo a receita, materiais utilizados, tempo para preparar e custo de cada uma. Pode ser em uma planilha ou até mesmo no bom e velho papel e caneta, o importante é ter anotado. Veja quanto consegue produzir por dia e nunca deixe atrasar uma entrega. Responda rapidamente os seus contatos e nunca deixe um cliente esperando.

Precifique corretamente

Chega dessa ideia de que produto que vende é produto barato. Ele tem que ter o preço justo para o que ele é e para o público que o consome. Por exemplo, se você vai vender brigadeiro gourmet com chocolate belga, não pode colocar o mesmo preço do que aquele feito com achocolatado. Também o público é outro, tendo espaço para todos.

Publicidade

Capriche na embalagem

O produto é excelente, mas acaba sendo entregue em uma caixa marrom estranha? Pode ter certeza de que vai perder o momento da magia. Se você quer fidelizar seus clientes, tem que investir em embalagens adequadas e esteticamente agradáveis. Não se está falando em investir fortunas em personalizados, mas uma caixinha branca com adesivo ficaria mais simpática, concorda?

Crie seus contatos

A rede de contatos é crucial nesse ramo, podendo ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Então, não fique somente nos contatos que já tem, contando com a indicação de amigos e familiares. Entre no maravilhoso mundo das redes sociais, marque sua localização, capriche nas tags locais e amplie sua visibilidade.

Aposte nas relações

Mas é claro que ampliar a rede de contatos não exclui a necessidade de agradar seus clientes de carteirinha, certo? Mantenha um cadastro deles com datas de aniversário, nome, telefone, endereço e últimas compras. Assim, você pode ser proativa e entrar em contato perto daquelas datas especiais e fechar novos negócios. Vale também para mandar aquela mensagem de feliz aniversário e boas festas.

Prepare-se

Invista em cursos na sua área, pois muitos deles são voltados exatamente para pessoas que querem trabalhar com alimentação. Neles, você pode encontrar dicas preciosas e ainda compartilhar experiências com outras pessoas que, como você, estão investindo no negócio próprio. Claro que a qualidade dos produtos tende a melhorar, aumentando consequentemente,o faturamento.

Publicidade

Perca a timidez na hora de atender

Perder a timidez não é fácil, mas é absolutamente possível. A primeira coisa a fazer é entender que você não está pedindo nada, está, na realidade, oferecendo uma solução. Você e o cliente sabem muito bem o trabalho que dá produzir doces e salgados, então se valorize. Mantenha uma postura ereta, uma fala tranquila e educada sem gírias, mas descontraída.

Se achar melhor, pode inicialmente utilizar as redes sociais para fechar o negócio, mas acredite, o poder de uma ligação é muito maior. Isso porque a pessoa se sente menos à vontade para dizer não do que escrever. Claro, que você vai confirmar tudo por escrito depois de fechar, para evitar desentendimentos.

Com essas dicas, você vai poder vender mais e melhor, com menor estresse. Pode parecer muita coisa à princípio, mas não se acanhe, arregace as mangas e comece a fazer sua estruturação. Lembre que você está representando sua empresa – mesmo que ainda não formalizada. Então, qualidade sempre, acima de tudo. Sucesso nas vendas!

Publicidade
Sair da versão mobile