Parece estranho usar mel no cabelo? Dá impressão que as formigas vão começar a subir na sua cabeça? Calma, não vai acontecer! O mel é um ingrediente com ótimas propriedades para restaurar o cabelo. Conheça quais são os benefícios e veja como usar do jeito certo.
Benefícios do mel para o cabelo
O mel é considerado um superalimento para o organismo humano por conta da sua riqueza nutricional. Mas, não é só ingerindo que se pode obter seus benefícios, pois o mel também é bom para aplicar na pele e no cabelo.
Esse néctar produzido pelas abelhas é um ingrediente rico em proteínas, aminoácidos, alfa-hidroxiácidos e sais minerais, que juntos atuam selando a porosidade dos fios danificados. Ou seja, trabalham na reconstrução dos fios.
Além da ação restauradora, o mel é um ótimo umectante que ajuda a manter a umidade nos fios, prevenindo o ressecamento e a perda de nutrientes. Justamente por ser rico em açúcar, o mel tem ainda a função de hidratar os fios.
Como se não bastassem tantas vantagens em usar mel no cabelo, esse ingrediente tem ação condicionadora, agindo como emoliente, trazendo brilho aos fios.
O mel para cabelos ondulados, cacheados e crespos
Como viu, entre os benefícios do mel estão o seu poder hidratante e umectante que são essenciais para os cabelos curvados.
Quem tem cabelo ondulado, cacheado ou crespo, sabe como funciona: por causa da curvatura dos fios, a oleosidade natural do couro cabeludo não chega facilmente às pontas, que acabam ficando ressecadas.
Mais do que a aparência, o fio ressecado fica mesmo danificado porque esse óleo natural é responsável por levar nutrientes e água até as pontas do cabelo.
Como usar mel no cabelo: receitas caseiras
Agora que você já sabe o quanto o mel é poderoso para restaurar fios danificados, chegou a hora de aprender como usá-lo em receitinhas caseiras bem fáceis de fazer.
1. Máscara de mel, banana e azeite
Assim como o mel, a banana oferece seus nutrientes ao cabelo, mesmo sem ser ingerida. O azeite vai oferecer nutrientes e proteção contra perda de umidade. Veja como fazer essa opção, e adapte a quantidade para o tamanho do seu cabelo.
Ingredientes
- Banana grande: ½ unidade;
- Mel puro: 1 colher (sopa);
- Azeite extravirgem: 1 colher (chá);
- Máscara de hidratação: 2 colheres (sopa).
Modo de preparo e uso
- Lave bem o cabelo com xampu e escorra para remover o excesso de água. Penteie e separe o cabelo em seções.
- Misture todos os ingredientes em um potinho até obter um creme homogêneo.
- Vá espalhando o creme preparado por cada mecha de cabelo, usando os dedos para “pentear” e deixar que o creme penetre nos fios.
- Faça um coque e coloque uma touca plástica. Deixe agir por 15 minutos.
- Por fim, enxágue muito bem o cabelo com água morna até sentir que removeu todo o creme, e passe condicionador normalmente.
2. Máscara de mel e maionese
Existem várias receitas de máscara capilar caseira usando maionese, então não tenha medo de usar. Para sair o cheiro é só enxaguar bem e finalizar com produtinhos cheirosos.
Ingredientes
- Mel: 1 colher (sopa);
- Maionese: 1 colher (chá).
Modo de preparo e uso
- Em um potinho, misture muito bem os dois ingredientes.
- Aplique essa misturinha no cabelo seco, apenas no comprimento e nas pontas, sem passar na raiz.
- Massageie suavemente as mechas, depois deixe agir por 20 a 30 minutos.
- Enxágue bem o cabelo em água morna e passe uma máscara hidratante do seu gosto. Deixe agir pelo tempo recomendado na embalagem da máscara.
- Enxágue novamente, passe o condicionador e finalize com o creme para pentear de costume.