A babosa é uma planta bastante popular e com várias utilidades. Como ela é uma suculenta, preserva bastante água dentro de suas folhas para sobreviver aos tempos de seca. No caso da babosa, o que tem dentro da suas folhas é um gel transparente, por isso que elas são gordinhas. Esse gel tem várias propriedades terapêuticas boas para a saúde. O que você vai aprender agora é como usar babosa nos olhos, na parte de fora, para deixar a pele menos cansada e mais bonita.
Veja também: como usar óleo essencial para os olhos
Babosa é bom para os olhos?
A receita é de como usar babosa dos olhos, mas preste atenção, pois não é dentro dos olhos. Você vai aplicar a receita com babosa em volta dos olhos, como se fosse uma máscara para tratamento da pele nessa região.
Aliás, já pode aproveitar para usar a máscara do rosto inteiro, pois só vai trazer mais benefícios para toda a pele. Se sobrar gel, pode também aplicar nos cabelos, misturado com um pouco de água ou óleo de coco líquido. Essa máscara capilar vai agir deixando o cabelo mais sedoso, vai ajudar a reduzir a caspa e a tratar da saúde do couro cabeludo. Depois é só enxaguar com água morna e lavar normalmente.
Voltando ao benefícios da babosa para os olhos, a planta tem propriedades anti-inflamatórias, é cicatrizante, ajuda a renovar as células da pele e acalma o tecido. Por isso é uma boa opção para reduzir as olheiras, deixar o olhar mais descansado e melhorar o aspecto da pele.
A babosa é composta por 95% de água e tem também vitaminas A, B, C e E, minerais e antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele.
Como usar babosa nos olhos
As receitas são todas simples e naturais e você pode usar uma vez ao dia, seja ao acordar ou antes de ir dormir. O ideal é usar antes de ir dormir, pois seu rosto vai ficar em repouso por algumas horas, sem exposição à poluição ou maquiagens.
Babosa pura nos olhos
Você pode fazer a receita do jeito mais simples possível, que é raspando o gel de dentro de uma folha de babosa. Mexa bem para ele ficar mais fácil de aplicar.
- Lave bem o rosto, deixe sem nada de maquiagem.
- Aplique o gel de babosa na parte de baixo dos olhos, onde ficam as olheiras. Não precisa ser em grande quantidade.
- Se preferir, pode aplicar no rosto inteiro, cuidando para não pegar muito perto dos olhos.
- Deixe agir por uns 20 minutos. Depois lave bem o rosto com um sabonete neutro, seque e aplique um pouco de soro fisiológico gelado com um algodão. Está pronto.
Babosa com clara de ovo e mel
Essa é uma receita também natural e que vai potencializar o efeito da babosa. Enquanto a clara de ovo é rica em colágeno, componente essencial para deixar a pele mais elástica, o mel vai proporcionar ação anti-inflamatória e antioxidante.
Ingredientes
Gel de babosa: 2 colheres (sopa);
Clara de ovo: 1 unidade média;
Mel: 1 colher (chá).
Modo de preparo e uso
- Em um potinho, misture bem todos os ingredientes.
- Lave o rosto para ficar bem limpo, sem qualquer maquiagem.
- Aplique a máscara na região abaixo e acima dos olhos, ou no rosto inteiro.
- Deixe agir por 20 minutos e enxague, removendo tudo com ajuda de um sabonete neutro ou para o seu tipo de pele. Vá dormir com a pele limpa.
Veja mais dicas de como usar a babosa na pele, como ensina a esteticista Patricia Elias:
Atenção: se estiver com alguma ferida aberta pele, é melhor ir ao médico antes de usar essas receitas, mesmos sendo remédios naturais. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Se aplicar uma das receitas e sentir qualquer reação adversa, remova da pele imediatamente e procure um médico.
Conheça os tipos de babosa, e entenda as diferenças e os usos das principais espécies
Veja também: Como usar babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer