Erva de origem mediterrânea, o alecrim era considerado sagrado pelos gregos e romanos, devido a suas incríveis propriedades terapêuticas. O chá de alecrim herdou essas propriedades, sendo bastante benéfico para a saúde do organismo e para o bem-estar.
Benefícios do chá de alecrim para a saúde
Ao adotar o chá de alecrim no seu dia a dia, você usufruirá de diversas vantagens dessa erva aromática. Confira abaixo os benefícios que essa planta pode proporcionar para a saúde.
Excelente antioxidante
Esse chá possui um incrível poder antioxidante, bloqueando a atividade dos radicais livres sobre as células do corpo e protegendo os neurônios contra danos degenerativos.
Além dos neurônios, as células do corpo em geral se beneficiam dessa propriedade, pois o alecrim melhora a circulação. Essa melhora na circulação faz com que os compostos ativos do alecrim migrem por todo o organismo, reduzindo a atividade dos radicais livres.
Fortalece a memória
Existe um álcool chamado 1,8 cineol, que foi descoberto como um excelente componente para auxiliar o desenvolvimento da memória. O chá de alecrim é rico nesse álcool, fator que promove um aumento na concentração da substância no cérebro. Esse importante neurotransmissor está associado às tarefas de aprendizado e, principalmente, de memorização.
Além disso, auxilia na melhora do foco e da capacidade de concentração, também ajudando a prevenir o declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento.
Ajuda a prevenir o câncer
Os óleos essenciais do alecrim, combinado com o seu alto teor de antioxidantes, podem ser muito importantes para a prevenção do câncer, atuando para evitar o surgimento de células cancerosas.
Além disso, esse melhora as funções do fígado e tonifica o órgão, favorecendo a eliminação de toxinas. O fígado é bastante associado ao humor, devido a seus processos metabólicos, então isso colabora na redução do estresse.
Fortalece o sistema imunológico
Esse chá também é muito útil para o fortalecimento do sistema imunológico. Isso porque seus fitoquímicos possuem propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas. Por conta disso, ele forma uma espécie de camada extra de proteção no organismo.
Além disso, os antioxidantes da planta formam um tipo de proteção secundária à resposta do sistema imunológico principal. Então, caso um agente maligno consiga passar despercebido pelas células de defesa, as propriedades nutritivas do alecrim – como os ácidos rosmarínico, cafeico, betulínico e o carnosol – fazem uma espécie de segunda barreira, evitando as doenças.
Emagrece?
Sim, o chá de alecrim pode ajudar a emagrecer! Isso porque ele possui propriedades diuréticas, eliminando o excesso de líquido do organismo através da urina. Além disso, ele traz a sensação de saciedade, diminuindo também os níveis de ansiedade.
Além disso, ele ainda serve para regular o funcionamento dos níveis do intestino, atuando diretamente no emagrecimento.
Sabia também que o banho de alecrim traz muitos benefícios?
Como fazer chá de alecrim
Confira abaixo a receita prática e simples, para começar a tomá-lo já.
Ingredientes
Alecrim: 1 ramo;
Limão: 1 unidade;
Mel: 1 colher (chá);
Água: 4 xícaras (chá).
Modo de preparo
- Ferva a água;
- Adicione os ramos de alecrim e deixe um tempo até que ele comece a soltar seus óleos;
- Adicione o mel;
- Espere amornar, adicione o limão e sirva.
Como e quando tomar
Para tomar esse chá, é importante que se evite usar açúcar ou outro adoçante artificial para adoçar, dando preferência ao mel. Outra dica importante é preferir alecrim orgânico e não o desidratado, para que suas propriedades sejam melhores aproveitadas.
É recomendável que se tome três xícaras ao dia, de manhã, de preferência em jejum, para a maior absorção de nutrientes.
Contraindicações
Embora possua muitos benefícios, o alecrim possui algumas contraindicações que necessitam de cuidado.
Se o alecrim for consumido em excesso, ele pode gerar náuseas, vômitos, irritação nos rins, sangramento no útero, vermelhidão na pele, aumento da sensibilidade ao sol e reações alérgicas.
O chá dessa planta não é indicado para mulheres grávidas e que estejam amamentando, para pessoas com histórico de convulsões e com dificuldades para coagular o sangue ou que usem alguns medicamentos.
É importante que se consulte um médico antes de consumi-lo, para ver se há alguma contraindicação para o seu organismo.
Que tal ter seu próprio alecrim em casa? Veja no vídeo como plantar e cuidar dele!
Veja também: Quais os benefícios espirituais do alecrim?