A umidade do ar precisa estar equilibrada para manter o conforto e a saúde de todos. Se estiver muito úmido ou muito seco, problemas respiratórios tendem a surgir, além de problemas na casa.
Sinais de que o ar está muito úmido ou muito seco
A umidade significa a quantidade de água presente no ar, que deve ficar em 50% e 60%. Quando a umidade está alta, a partir de 65%, as pessoas podem começar a ter sintomas de alergia respiratória e doenças de pele. Na casa surgem pontos de mofo, ácaros e bactérias que danificam as paredes, os móveis e equipamentos.
Já quando a umidade está baixa, com menos de 50%, o que acontece é o ressecamento das mucosas do corpo, como secura nos olhos (com ardência), no nariz (podendo sangrar) e na boca (com tosse). Por conta disso, a sede e as dores de cabeça passam a ser mais frequentes.
Na casa, a secura do ar não costuma causar danos, mas como os problemas de saúde podem se tornar frequentes, é melhor manter em equilíbrio a umidade do ar. Veja dicas de como fazer isso.
Dicas para umidificar a casa
Além da umidade natural da região em que você mora, o uso de ar-condicionado é outro fator que leva à secura do ar. Então, uma das dicas está relacionada ao uso do aparelho. Veja essa e outras mais.
Manter o filtro do ar-condicionado sempre limpo
De qualquer forma o ar-condicionado vai deixar o ar mais seco. Mas, para não piorar os problemas de saúde em decorrência disso, é importante manter os filtros do aparelho sempre limpos. Se estiverem muito empoeirados, essa poeira começará a ser jogada no ambiente, aumentando os sintomas de problemas respiratórios.
Veja: como limpar ar-condicionado passo a passo
Cultivar plantas dentro de casa
Quando você tem várias plantas em um ambiente, especialmente se elas estiverem próximas, irão criar um microbioma, ou seja, uma pequena reprodução do habitat natural na mata. Quando isso acontece, a umidade do ar aumenta, pois as plantas “respiram” durante a fotossíntese. Elas produzem oxigênio, aumentam a umidade e ajudam a renovar o ar.
Veja: Plantas que ajudam a purificar o ar dos ambientes
Colocar uma tigela de água no quarto
Essa dica é para o quarto porque ajuda a dormir melhor, mas pode ser feita em outros cômodos, como a sala, onde as pessoas passam mais horas do dia. Colocar uma tigela de água sobre um móvel ou no piso aumenta a umidade do ar, pois ao longo do dia a água evapora.
Ter um umidificador de ambientes
Assim como existem os desumidificadores para casas muito úmidas, existem aparelhos próprios para evaporar água e deixar o ar mais úmido. Se você não quiser comprar um e tiver alguma habilidade com projetos caseiros, pode tentar fazer o seu umidificador em casa.