A sensação de angústia constante passou a fazer parte da vida de milhares de pessoas com a chegada da pandemia. Os medos, as dúvidas, as mudanças na rotina, as perdas, tudo isso é motivo para desestabilizar as emoções e sentir tristeza e vontade de chorar o tempo todo.
Pode ser depressão?
É comum pensar que sintomas de tristeza e vontade de chorar são por causa de depressão. Existe sim a possibilidade de ser um início de processo depressivo. Mas tenha em mente que a depressão é mais do que se sentir triste. Veja quais são os principais tipos de depressão que existem e compare com o que você está sentindo.
Porém, a tristeza e a vontade de chorar o tempo todo também podem ser sintomas de outras patologias que têm origem em funções orgânicas. Portanto, não fique pensando em depressão antes de ir ao médico, fazer exames e ter o seu diagnóstico.
Mudanças na rotina podem ser o motivo
Essa sensação de tristeza e vontade de chorar pode vir de vários fatores. O mundo está caminhando para o segundo ano de pandemia e grande parte das pessoas sofreu pelo menos uma mudança significativa na rotina. É o bastante para desequilibrar a vida e trazer esses sintomas.
Cada pessoa tem sua forma de lidar com essas mudanças, então não pense que você é uma pessoa fraca por estar se sentindo assim. Se para você está difícil, mesmo tendo que lidar com pequenas mudanças ou não sabendo de onde estão vindo esses sentimentos, o melhor a fazer é tomar uma atitude e procurar ajuda antes que se sinta cada vez pior.
Procurar um médico é a melhor opção
Se a tristeza constante e a vontade de chorar estão trazendo prejuízos para sua rotina, é bem importante agendar uma consulta médica. Pode ser com um clínico geral, com psicólogo ou psiquiatra. Ficar suspeitando de doenças, sem conversar com um profissional, não ajuda em nada a se livrar desses sentimentos.
Quanto antes você tiver suporte médico para entender o que se passa, melhor. Pode ser que você esteja saudável e não esteja iniciando uma depressão, mas mesmo assim algumas sessões de terapia vão ajudar a compreender seus sentimentos e voltar a se sentir melhor.