Não há nada mais desconcertante do que tirar os sapatos perto de alguém e de repente sentir aquele forte cheiro de chulé. O mau cheiro nos pés nem sempre está relacionado à falta de higiene, muitas vezes a sudorese excessiva ou mesmo o tipo do sapato são a causa desse problema. Aprenda no artigo 5 maneiras muito simples de eliminar o mau cheiro nos sapatos e também formas de prevenir o aparecimento do chulé.
5 maneiras de eliminar o mau cheiro nos sapatos
1- Bicarbonato de sódio
O bicarbonato tem mil e uma utilidades e uma delas é retirar o mau cheiro nos sapatos. Ele absorve toda a umidade, manchas e cheiros presentes nos calçados, basta espalhar um pouco de bicarbonato por todo o interior e deixar agindo durante a noite toda. Na manhã seguinte, basta retirar o bicarbonato e o cheiro vai ser eliminado.
2- Talco
A receita da vovó de passar talco nos pés e nos calçados funciona de verdade. O talco também absorve a umidade e evita a transpiração. Então você pode colocar o talco tal como o bicarbonato, de um dia pro outro, e pode também passar um pouco de talco nos pés antes de calçar as meias para evitar o mau cheiro.
3- Sálvia e lavanda
Essas duas plantas têm propriedades antibacterianas que eliminam o mau cheiro dos sapatos. Além disso, elas são super aromáticas, deixando seus sapatos com um cheirinho suave de limpeza. Basta colocar algumas folhas das duas plantas dentro do seu sapato e deixá-las ao ar livre. No dia seguinte o mau cheiro já terá saído.
4- Casca de laranja ou de limão
A casca dessas duas frutas possui também fortes propriedades antibacterianas. Basta descascar a fruta e colocar a casca dentro do sapato de uma noite para a outra, o cheiro vai ser eliminado!
5- Óleo essencial de tea tree
Esse óleo é incrível, tem diversas propriedades terapêuticas e é excelente para remover o chulé dos calçados. Basta pingar algumas gotas do óleo no seu calçado de 1 a 2 vezes por semana e ela irá eliminar o mau cheiro e deixar um cheirinho suave e gostoso. Você encontra esse óleo em lojas de produtos naturais.
Como evitar o aparecimento do chulé
- Ao lavar os pés, seque-os bem com a toalha, evitando o acúmulo de água entre os dedos.
- Evite ficar de sapatos fechados o dia todo
- Sempre que chegar em casa, deixe os sapatos ao ar livre e não fechados no armário
- Mantenha seus sapatos sempre limpos e higienizados. Passe com frequência um pano úmido com bicarbonato ou óleo de tea tree para eliminar bactérias.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.