O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelas células do corpo. Ele é tão importante, e produzido em grande quantidade, porque é essencial para manter a estrutura, a elasticidade e a firmeza da pele, dos órgãos internos, músculos, ligamentos, articulações, tendões, unhas e cabelos.
Quando se faz a suplementação de colágeno?
Como cada organismo tem suas particularidades, muitas pessoas precisam fazer suplementação de colágeno. Assim como acontece com todo o corpo, com o passar dos anos e a chegada do envelhecimento, o colágeno vai sendo produzido em menor quantidade. Então, os tecidos vão ficando flácidos e menos elásticos, os músculos, o cabelo e as unhas enfraquecem, e as articulações vão se desgastando, levando a inflamações e dores.
Além disso, há pessoas que precisam repor colágeno porque gastam mais do que o corpo produz, como é o caso dos atletas de alta performance. E tem ainda o caso das pessoas que desejam suplementar colágeno por questão estética, prevenindo o envelhecimento precoce, e pessoas que precisam de colágeno extra para se recuperarem de cirurgias.
Como tomar colágeno?
Cada pessoa tem um motivo diferente para usar o colágeno, e tem suas particularidades quanto a saúde e estilo de vida.
Portanto, a prescrição médica é individual e essencial para saber qual tipo de colágeno é mais recomendado em cada caso, assim como qual é a quantidade diária a ser consumida, junto com outros cuidados recomendados pelo médico.
Veja, a seguir, quais são os principais tipos de colágeno existentes no mercado e como tomar, considerando uma recomendação geral dos fabricantes, que pode variar para cada pessoa.
Colágeno hidrolisado
Essa substância passa pelo processo de hidrólise, ou seja, a quebra das moléculas de proteína pela água. Dessa forma, ele é mais facilmente absorvido pelo organismo.
Esse tipo serve para fortalecer a pele, o cabelo, as unhas, e também para a melhor recuperação das pessoas que fizeram bariátrica, que só podem ingerir líquido e precisam de suplementação alimentar.
Geralmente, esse tipo de colágeno vem com multivitaminas, justamente para servir com uma suplementação mais completa.
A dose diária recomendada é de 10g, que é uma dose grande. Se for tomar em cápsulas, são 20 cápsulas ao dia. Mas, é vendido em sachê para misturar na água.
Colágeno para fins estéticos
Existem vários tipos de colágeno para fins estéticos. Aliás, muitos produtos dermocosméticos, em forma de creme, vêm com colágeno, e devem ser usados com recomendação do dermatologista.
Mas, existe a versão de suplemento alimentar, em cápsulas, focada para tratamento de rugas e outros cuidados estéticos. Esse colágeno é um tamanho menor de molécula, absorvido mais facilmente nesse formato.
A dose recomendada é de 2,5g ao dia, o que é equivalente a 5 cápsulas pequenas ou 2 maiores, dependendo do fabricante. Existem também as versões em pó.
UC-II para atletas e idosos
Esse é um colágeno extraído da cartilagem do frango. Tem ação anti-inflamatória e serve principalmente para prevenir o desgaste das articulações e para recuperar a cartilagem perdida das articulações, tratando também da dor. Sendo assim, é recomendado para atletas e para idosos.
Esse tipo tem uma dose bem pequena, de 40ml, que equivale a uma cápsula pequena por dia. Essa dose pode ser maior, conforme a necessidade de cada pessoa, e recomendado pelo médico.
Colágeno vegano
Basicamente, todos os colágenos vendidos no mercado são feitos à base de proteína animal, de bovinos e frangos. Mas, com o aumento da comunidade vegetariana e vegana, já existem colágenos feitos à base de proteínas de cogumelos. Você deve procurar o colágeno vegano ideal para a finalidade desejada, e as doses variam conforme essa finalidade.
Veja também:
- Hábitos que aceleram a perda de colágeno
- Benefícios do colágeno hidrolisado
- Alimentos ricos em colágeno