O tártaro é um problema que afeta diversas pessoas ao redor do mundo. Seu tratamento geralmente é demorado, além de caro. Por isso, saiba segredos caseiros para tirar tártaro dos dentes e mantenha a sua boca sempre saudável.
Remédios caseiros para tirar tártaro dos dentes
A natureza oferece diversas opções para facilitar o dia a dia das pessoas. Uma prova disso é que existem diversos remédios naturais que são excelentes para tirar tártaro dos dentes. Confira abaixo quais são esses remédios.
1. Óleo de gergelim
O óleo de gergelim possui propriedades que eliminam toxinas da boca. Seu uso é recomendável até mesmo para quem está com problemas de gengivite ou algum outro tipo de infecção bucal.
O uso desse remédio é muito simples, basta bochechar e gargarejar o líquido, para eliminar as bactérias que provocam o tártaro.
2. Carvão ativado
Esse método não é totalmente recomendável, mas exige cuidado em sua aplicação. Isso porque o carvão ativado pode danificar o esmalte dentário. Porém, ele é abrasivo e pode colaborar na limpeza da área.
3. Maçã com bicarbonato de sódio
A maçã é ideal para limpar e nutrir a região da boca, possuindo diversas vitaminas que mantém a saúde da região. Além disso, o bicarbonato de sódio é excelente para clarear os dentes e eliminar alguns resíduos.
Para se fazer essa receita é necessário:
- Corte a maçã em pedaços médios;
- Bata bem, até que vire uma espécie de papa;
- Adicione 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
- Misture bem;
- Aplique em uma escova de dente e esfregue delicadamente;
- Elimine todo o resto da solução e enxague bem.
4. Morangos com limão
Essa receita é ideal para quem deseja tirar tártaro dos dentes de um modo natural e eficaz. Para isso, amasse bem os morangos, até que formem uma pasta uniforme. Depois, acrescente 2 colheres de chá de suco de limão.
Apenas lembrando que o suco de limão não deve possuir açúcar em sua composição. Desse modo, não se propicia o ambiente para a ocorrência de cáries.
5. Bicarbonato de sódio com limão
Faça uma pasta com 1 colher de chá de bicarbonato com um pouco de limão espremido. Essa pasta irá agir como um clareador, eliminando as placas de tártaro presentes no local.
Lembre-se de não usá-lo com frequência, aplicando apenas uma vez por semana. Essa precaução é exigida, porque esse composto desgasta o esmalte dentário, se usado demais.
6. Bicarbonato de sódio com água
Essa receita é um pouco diferente, porque não precisa de escovação para realizá-la. Assim, prepare uma solução com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e um copo de água.
Misture bem a solução e comece a bochechar esse líquido durante 30 segundos. Depois, elimine o líquido e enxágue bem a boca com a água pura.
7. Aloe vera em gel
Esse composto é muito bom para quem deseja eliminar o tártaro de modo natural e com o frescor de ervas. Esse gel de aloe vera pode ser facilmente feito em casa.
Confira os ingredientes necessários:
Aloe vera: 1 colher (chá) do gel;
Bicarbonato de sódio: ½ colher (chá);
Glicerina vegetal: 4 colheres (chá).
Depois de pronto, é só espalhar a mistura pelos dentes e deixar agir por alguns minutos. Em seguida, bocheche com água.
8. Gergelim
O gergelim é muito eficaz para eliminar e prevenir a formação do tártaro. Isso porque essa semente possui o potencial de deixar o pH bucal alcalino, o que evita a formação das placas pelas bactérias que preferem viver no meio mais ácido.
O segredo é mastigá-lo bem, para que o pH da boca vá alterando gradativamente. Por isso, essa semente é essencial para que se compense a alteração do pH gerada por doces e outros produtos industrializados.
9. Salsinha
Assim como no caso do gergelim, mascar salsinha também colabora para a prevenção e combate ao tártaro. As folhas desse ingrediente também são alcalinizantes e conseguem limpar bem a região bucal.
Você também pode amassar as suas folhas, para potencializar os efeitos de uma maneira diferente.
10. Óleo de girassol
Esse ingrediente é muito bom para eliminar o tártaro. Para a sua aplicação, use 1 colher de óleo de girassol e bocheche durante 30 segundos. Isso além de limpar a boca, influenciará no pH.
Não se esqueça de que a melhor técnica para a prevenção do tártaro é escovar os dentes três vezes por dia, passar o fio dental diariamente e visitar o dentista pelo menos uma vez por ano.
Saiba mais sobre a placa bacteriana no vídeo!