Muita gente ainda adora ter os cabelos alisados quimicamente com a escova progressiva, que altera a estrutura dos fios para que fiquem lisos até que a raiz cresça.
Mas, ao mesmo tempo, a tendência é a transição capilar, em que se faz um conjunto de tratamentos para remover a química e voltar a ter os cachos.
Um desses tratamentos é a desprogressiva, que é mais agressivo, só que existem outras formas também. Veja a seguir.
O que é desprogressiva?
A desprogressiva é um tratamento químico, à base de amônia, que vai modelar os fios para ficarem cacheados. Esse é um procedimento mais agressivo, já que é químico, e por isso não é recomendado em todos os casos. Mas funciona.
O importante é continuar com os cuidados em casa, mantendo os fios bem hidratados, pois a desprogressiva pode ressecar o cabelo. A técnica para tirar progressiva do cabelo é aplicada de diferentes formas nos salões especializados. Uma delas consiste no seguinte:
- Os cabelos são lavados com xampu antirresíduos;
- Produtos estruturadores de ondas e estabilizadores de cachos são aplicados nas mechas. Deixa-se que ajam por 30 minutos;
- Nesse tempo, bigudinhos são enrolados nos fios para fixar o novo formato;
- Quando o cabelo estiver totalmente seco, é lavado para remover os produtos;
- Na lavagem, é aplicada uma máscara hidratante que age por alguns minutos;
- O cabelo é finalizado com leave-in e seco com difusor.
Outras formas de tirar progressiva do cabelo
Se não quiser ou não puder colocar ainda mais químicos no cabelo, vai ter de recorrer aos métodos tradicionais, e para isso precisará ter paciência.
Xampu antirresíduos e hidratação
Basicamente, a única forma, além da desprogressiva, de remover a química da progressiva dos fios é esperando que o cabelo cresça e ir cortando aos poucos.
Enquanto isso é possível fazer lavagens alternadas com xampu antirresíduos que vai ajudar a eliminar os químicos um pouco mais rápido.
Para que o xampu antirresíduos não deixe o cabelo muito seco, também é interessante fazer hidratações profundas uma ou duas vezes por semana, e assim ir mantendo a saúde dos fios. Aos poucos, mesmo as partes com a progressiva vão ficando menos “chapadas”.
Um novo corte
Nem todo mundo aguenta ficar com metade do cabelo liso e a outra metade cacheada ou ondulada, que é a parte que vai crescendo na raiz.
Nesse caso, é comum fazer o big chop, que nada mais é do que um corte radical, que deixa o cabelo bem curtinho ou raspado, depois que a raiz já cresceu um pouco.
Assim, toda a química do alisamento vai embora, e sobra só o cabelo natural, pronto para crescer saudável outra vez.