O verão é maravilhoso quando você pode se refrescar na praia ou na piscina. Mas, quem tem cuidado e preocupação com os cabelos enfrenta um pequeno desafio: protegê-los dos danos causados pela água do mar, pelo sol e pelo cloro da piscina, que, aliás, é o nosso foco de combate da vez. Aprenda como tirar cloro do cabelo depois da piscina!
Aproveite e veja: Cuidados necessários ao usar piscinas públicas
Danos que o cloro causa nos fios
Quem já cometeu o erro de ignorar os tratamentos capilares antes de expor seus lindos fios ao cloro da água, já sabe o que acontece: cabelos ressecados e quebradiços.
Isso acontece porque a água com cloro da piscina é absorvida pelas células de queratina dos cabelos. Isso faz com que as cutículas dos fios fiquem expostas ao pH baixo do cloro, e aí surgem os efeitos nocivos.
E ao contrário do que muita gente pensa, não é exatamente o cloro da piscina que deixa os fios loiros manchados, num tom esverdeado. O que provoca essa mudança de cor é o sulfato de cobre, outro produto usado na limpeza de piscinas.
Como tirar cloro do cabelo?
- Logo quando você sair da piscina, vá para a ducha e deixe a água corrente cair sobre seu cabelo para que ela empurre o cloro para fora dos fios.
- Depois, em casa, vá tomar um banho para lavar o cabelo e o corpo. O cloro também resseca a pele, então cuide do corpo todo.
- Não precisa encher o cabelo de produtos. Use apenas o xampu e condicionador de costume. Se estiver fazendo rodízio de xampu, escolha para esse dia um que seja próprio para fios danificados ou ressecados.
- Lave duas vezes com xampu e termine com condicionador.
- Se quiser, pode fazer uma máscara de hidratação rápida, daquelas de 3 minutos, no lugar do condicionador.
- Por fim, use seu finalizador de costume e lembre-se de aplicar protetor térmico caso vá usar chapinha, secador ou expor seu cabelo ao sol novamente.
Como prevenir os efeitos do cloro no cabelo?
Além de remediar a exposição dos cabelos ao cloro, é bem importante deixar os fios mais fortes e protegidos antes de ir para a piscina.
Você pode fazer isso mantendo seu cabelo sempre limpo, lavando todos os dias quando for na piscina ou deixando alguns intervalos, quando não for à piscina nem entrar no mar.
Também é importante fazer uma boa hidratação semanal nos fios e, se estiverem muito danificados, é melhor adotar um cronograma capilar completo. No cronograma, além da hidratação você faz nutrição e, se necessário, reconstrução dos fios.
Um cuidado extra é usar uma touca de natação para não molhar os fios. Assim, você irá protegê-los do cloro e do sol, e não precisa lavar depois.
Por fim, se preferir molhar o cabelo na piscina, primeiro umedeça os cabelos e aplique um creme sem enxágue, próprio para proteger os fios do cloro e do sol. Reaplique o produto depois de sair da piscina e ir para a ducha, caso tenha molhado o cabelo.
Veja também: Os 5 cortes de cabelo que nunca saem de moda