A cera dos ouvidos é produzida pelas glândulas que se encontram no canal auditivo, sendo importante para protegê-lo de bactérias e de outros fatores externos, que possam afetar a região auditiva. Saber como tirar cera do ouvido corretamente é fundamental.
Quando o ouvido tem muita cera acumulada, você pode sentir zumbidos, dor, coceira, incômodo ou até mesmo perder a audição.
5 Formas de tirar cera do ouvido corretamente
O normal é que a cera de ouvido em excesso saia naturalmente, sendo necessária somente a limpeza externa. Se isso não estiver acontecendo, siga as dicas para tirar cera do ouvido do jeito certo e sem danificar seu canal auditivo.
1. Banho quente
Tomar um banho bem quente e ficar no vapor depois ajuda a dissolver a cera do ouvido, colaborando na sua eliminação.
Se preferir, pode ferver água e fazer uma vaporização com a ajuda de uma toalha.
2. Compressas quentes
Deite e faça uma compressa quente em cada orelha, por ao menos 10 minutos, ajudando a dissolver a cera.
Deite de lado e coloque as compressas, alternando os lados, para que ambos possam eliminar a cera.
3. Cone chinês
Este método deve ser realizado por um profissional qualificado, eliminando tudo o que está preso através do direcionamento do calor pelo cone.
Para que faça efeito, o profissional vai indicar quantas sessões são necessárias.
4. Massagens
Massagear a área externa do ouvido com óleos essenciais que possam gerar leve aquecimento, como o de eucalipto ou gengibre, ajuda a eliminar a cera.
Para isso, faça movimentos circulares enquanto abre e fecha a boca, para que a force a cera para fora.
5. Lavagem
Esse também só pode ser realizado por profissionais, então somente seu médico otorrino pode fazer, ok?
A lavagem com água salina ajuda a eliminar as impurezas e a cera acumulada, dando alívio imediato.
O que não fazer
Todo cuidado é pouco com essa área tão sensível do corpo. Lembre-se que um dano permanente é possível se não houver atenção.
1. Usar cotonetes
Embora todo o mundo utilize o cotonete para limpar esse excesso de cera, esse não é o objeto mais acertado. Ele limpa, mas também empurra a cera para dentro do ouvido.
2. Usar produtos inadequados
Nada de colocar produtos inadequados dentro do ouvido, como chá de cebola e coisas do tipo. Isso pode causar complicações para sua saúde.
3. Objetos estranhos
Sabe aquela mania da sua avó de usar tampa de caneta e grampo de cabelo para limpar o ouvido? Além de super nojento, é um perigo! Esses objetos podem contaminar e perfurar o tímpano.
Procure sempre um especialista antes de usar qualquer método natural em seus ouvidos. O canal auditivo é uma região muito delicada, portanto tenha muito cuidado para não prejudicar sua audição. As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.
Conheça mais sobre a técnica do cone chinês no vídeo: