O jiló é um fruto tradicional da região Sudeste do Brasil. Ele é rico em vitaminas A, C e vitaminas do complexo B, além de ser repleto de cálcio, fibras e ferro. Apesar de seus benefícios, muitas pessoas deixam de consumir jiló devido ao seu amargor. Por isso, veja agora três dicas especiais de como tirar o amargo do jiló.
Dicas para fazer jiló sem amargar e sem tirar a casca
Há quem goste mesmo é do amargo do jiló. Porém, muitas pessoas evitam o fruto por causa do gosto característico. Para esses, ainda bem que existem soluções. Você vai aprender agora jeitos simples de como tirar o amargo do jiló no momento em que for prepará-lo para comer.
De molho em água com bicarbonato de sódio
Antes de iniciar a sua receita, deixe o jiló, já cortado ou fatiado, de molho em um recipiente com água e bicarbonato de sódio por cerca de 30 minutos. Passado o tempo, escoe bem para eliminar a água, e pode preparar normalmente.
Escaldar na água com limão
Outra maneira de como tirar o amargo do jiló é levar os pedacinhos de jiló a uma panela com água fervente e acrescentar 2 a 3 limões cortados em 4 partes. Deixe cozinhar por cerca de 4 minutos e escoa toda a água. Depois, prepare a receita normalmente.
Como tirar o amargo do jiló deixando de molho na água com vinagre
A terceira dica é deixar o jiló, já cortado ou fatiado, de molho em um recipiente com água e vinagre por cerca de 30 minutos antes de utilizá-lo na sua receita. Não se esqueça de escoar bem.
Receita de jiló empanado
O jiló empanado é um prato delicioso. É muito simples de preparar e leva pouquíssimos ingredientes. Para começar a preparar esta receita você vai precisar:
Ingredientes
- Jiló: 5 unidades;
- Trigo: 1 xícara (140g);
- Sal: a gosto;
- Pimenta: a gosto;
- Orégano: a gosto;
- Óleo: o suficiente para cobrir quase metade do jiló.
Modo de preparo
1. Lave bem e corte o jiló em rodelas ou fatiado, se preferir.
2. Em um recipiente, coloque o jiló cortado, sal, pimenta e orégano.
3. Acrescente o trigo e misture bem.
4. Em uma frigideira, aqueça o óleo e frite os jilós.
5. Quando já estiverem bem douradinhos, retire-os e deixe descansar em uma peneira ou prato com papel-toalha para retirar o excesso de óleo. E já estão prontos para servir.
Receita de jiló recheado com queijo e calabresa
Já pensou que delícia servir jiló como se fossem batatas recheadas? Essa sugestão com recheio de queijo e calabresa é compartilhada do Tudo Gostoso, e a partir dela você pode variar quantos recheios quiser.
Ingredientes
- Jiló: 500 gramas;
- Calabresa: 400 gramas;
- Tomate: 2 unidades;
- Cheiro-verde: a gosto;
- Cebola: a gosto;
- Sal: a gosto;
- Alho: a gosto;
- Óleo: 2 colheres de sopa;
- Azeite: a gosto;
- Palitinhos de madeira: para unir as metades de jilós.
Modo de preparo
- Lave bem os jilós e ponha para cozinhar inteiros com um pouco de sal. Fique de olho, pois não pode deixar ficar muito mole.
- Tire do fogo e deixe esfriar.
- Enquanto isso, corte os tomates em pedaços bem pequenos.
- Corte também a cebola.
- Em uma panela, coloque o óleo e o alho e deixe dourar.
- Em seguida acrescente o tomate, a cebola, o sal e a calabresa.
- Deixe cozinhar e, quando estiver quase pronto, acrescente o cheiro-verde. Se preferir pode acrescentar também um pouco de extrato de tomate.
- Corte o jiló transversalmente (tipo sanduíche) sem separar as duas partes.
- Recheie cada um com a calabresa e feche com os palitinhos.
- Arrume tudo em um refratário e coloque o azeite por cima.
- Coloque um pouco do molho que sobrou por cima e ponha por alguns instantes no forno preaquecido a 180 graus antes de servir para ficar quentinho.
Aproveite e veja + Receitas deliciosas com jiló