Na teoria, terminar um relacionamento de longa data, que está infeliz, é muito simples: você chama a pessoa para conversar, diz que está infeliz e que quer terminar. Mas, na prática, nem todo mundo consegue agir dessa forma e acabar com a angústia de uma vez por todas. Então, o que fazer para que o término da relação seja visto como uma porta aberta para ambos seguirem com a vida e encontrarem a felicidade?
Reflita sobre a relação antes de terminar
Em primeiro lugar, antes de terminar oficialmente o relacionamento, você precisa de um tempo sozinha para refletir. Faça uma lista dos motivos para terminar e dos motivos que ainda mantêm você na relação.
Essa reflexão não serve só para você ter certeza de que quer terminar mesmo. Serve, também, para que você consiga usar os argumentos certos na hora da conversa e que não se deixe levar pelas palavras do seu parceiro, que muitas vezes tenta fazer sua cabeça dizendo que as coisas vão mudar ou que já estão melhores.
Entenda que a vida segue e ambos vão ficar bem
Não fique fugindo do término, nem fique dando desculpas. A rotina com os filhos, a casa, o carro, a vida social, a vergonha, a dúvida sobre o que fazer depois. Todos esses motivos fazem muita gente continuar em um casamento infeliz só para se manter na zona de conforto.
Mas, se você está infeliz, do que adianta ficar na sua zona de conforto? Não tenha medo de tomar uma decisão importante como essa, pois você estará fazendo um bem para todos os envolvidos. Só que você vai perceber isso somente depois que terminar.
Além de se libertar da angústia de estar vivendo com uma pessoa por quem você não tem mais sentimentos românticos, você vai dar a essa pessoa a oportunidade de encontrar outro amor e de fazer as escolhas dela também. No começo dói, mas passa.
Não fique adiando
Quanto mais tempo você levar para terminar o relacionamento, pior você vai se sentir. Com isso, seu parceiro vai começar a perceber que tem algo errado, principalmente se a paixão acabou, mas vocês vivem tranquilos, como amigos. Então, não fique adiando o sofrimento. Se você tem certeza de que quer terminar, faça o que tem de fazer.
Escolha um bom momento
Fique de olho no momento certo e chame a pessoa para conversar de uma vez por todas. O momento ideal é quando ambos estão tranquilos, sem compromissos para logo, pois poderá ser um momento de tensão, tristeza e é bom ter tempo para sentir o que precisar sentir.
Seja breve
Na hora de conversar, não fique enrolando até que o seu parceiro acabe colocando palavras na sua boca. Diga de uma vez o que você precisa, sem ficar dando mil explicações, pois não é necessário. A partir do momento em que você disser que quer terminar porque seus sentimentos não são mais os mesmos, ouça o que seu parceiro tem a dizer e mantenha-se firme na sua decisão.
Veja também: Os 5 sinais de que seu relacionamento chegou ao fim