Os filhos devem obedecer seus pais, isso é fato. Mas a obediência não deve ser ensinada estimulando a submissão e o medo. Antigamente era comum que os pais “educassem” os filhos na base da surra, dos puxões, dos gritos, castigos e ameaças.
Como resultado, o mundo está repleto de adultos com o coração cheio de raiva, com baixa autoestima, falta de empatia, dificuldade para se expressarem e manterem relacionamentos saudáveis.
Autoridade sem agressividade
Mesmo que você tenha passado por isso e achado que não foi tanto assim, pois já não se lembra tão bem, com certeza não quer que seu filho passe pelas situações humilhantes que você passou.
Se quiser ter uma autoridade saudável na sua casa, você precisa ganhar o respeito e a admiração dos seus filhos. Isso irá resultar na criação de adultos emocionalmente inteligentes, respeitosos, empáticos e encorajados a seguir o próprio caminho, sabendo que foram orientados pelos melhores mentores que poderiam ter.
Caráter admirável
Como você deseja que os seus filhos tratem você e todas as outras pessoas? Pense nisso antes de dar maus exemplos. E lembre-se que seus filhos estão de olho nas suas atitudes, mesmo quando parecem nem estar por perto.
Se quiser que seus filhos o vejam como uma autoridade digna de respeito e admiração, tenha um caráter admirável em todas as situações da vida. Seja justo, generoso, respeitoso e honesto com as pessoas, inclusive com seus filhos.
Atitudes consistentes na rotina
Outra forma importante de fazer com que seus filhos respeitem a sua autoridade é mostrar que na sua casa existe uma rotina com regras a serem seguidas, e consequências que são cumpridas caso as regras não sejam.
Isso, claro, sem envolver agressividade. Seus filhos precisam se sentir seguros em um lar onde as coisas têm hora para acontecer, cada um tem tarefas a cumprir, pois vocês trabalham em conjunto para o bem de todos.
Amor e carinho nunca estão em jogo
Quando seu filho comete um erro ou faz uma travessura, ele precisa entender que fez errado, mas isso não significa que você deva deixar de demonstrar amor e carinho por ele, na forma de palavras e atitudes.
Você precisa separar as coisas: “filho, vem aqui, por favor. Precisamos conversar sobre o que você fez/não fez”. O seu amor e seu carinho nunca devem ser colocados em jogo na hora de dar uma lição ao seu filho.
Honestidade e liberdade de expressão
Os filhos começam a esconder coisas e mentir para os pais quando sentem que não existe honestidade no relacionamento familiar ou quando sabem que sua versão não será ouvida.
Se você esconder coisas do seu filho, ou se enganá-lo, ele não irá confiar na sua palavra. Se você nem quiser ouvir a perspectiva dele sobre algo que ele fez e sabe que foi errado, ele não irá contar ou inventará uma história.
Não perca essa autoridade. Seja honesto com seu filho e sempre ouça o que ele tem a dizer. Em seguida, ajude-o a entender o que fez de errado e mostre qual é o caminho que você espera que ele siga da próxima vez.