Como salvar arroz empapado
Crédito: Freepik

Como salvar arroz empapado + receitas para aproveitar o arroz

Não jogue fora um arroz que cozinhou demais. Se ainda estiver no fogo, veja como salvar. Se já cozinhou, prepare receitas alternativas

Publicidade

Errou a mão na água do arroz e ele começou a empapar? Se você percebeu que botou água demais enquanto ainda tinha água dentro da panela, pode ter salvação. Se o arroz ficou empapado e a água toda já secou, veja como transformá-lo em outras receitas para aproveitar, caso não queira comer assim.

Como salvar arroz empapado

  1. Se você percebeu que o arroz está empapando enquanto ainda está cozinhando, desligue o fogo na hora. Em seguida, escorra toda a água quente.
  2. Pegue uma peneira grande ou um escorredor e jogue o arroz lá dentro para que o calor seja reduzido e o cozimento seja interrompido. Se tem muito arroz, vá fazendo aos poucos.
  3. Lave o arroz com água fria, sem muita pressão para não desmanchar os grãos. Se tiver água mineral, melhor ainda. A água vai limpar o amido que faz o arroz ficar mais empapado.
  4. Depois de tudo isso, seu arroz deverá estar frio, lavado e bem escorrido. Não vai empapar mais do que já está.
  5. Então, aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e vá botando o arroz lá dentro para aquecer novamente. Use um garfo ou uma colher de pau (não se silicone) para evitar que os grãos fiquem muito grudados.
  6. Não mexa demais, apenas para ir aquecendo todo o arroz. Quando estiver quente, desligue. Se quiser, pode adicionar bacon, alho ou cebola frita para ficar crocante e equilibrar a textura.

Veja também: Como salvar arroz empapado com pano de prato

Receitas para usar o arroz empapado

O arroz empapado não é um arroz perdido, dependendo do nível de amolecimento dos grãos. Se não gostar de comer ele assim puro, pode transformá-lo em outros pratos, nos quais essa consistência não será um problema. Veja essas sugestões.

PODE GOSTAR TAMBÉM