Os problemas mais comuns de visão em crianças são estrabismo, astigmatismo, miopia e hipermetropia. Na verdade, um pouco de hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto) e um leve grau de estrabismo na infância são comuns, pois os olhos ainda estão em formação. Mas um grau elevado de hipermetropia ou um estrabismo que permanece após os 6 meses de vida não é normal.
É importante que os pais saibam identificar quando os filhos podem ter algum desses problemas de visão pois, se não for tratado, pode evoluir para ambliopia, que é quando o sistema nervoso se acostuma a não transmitir imagens com nitidez, e aí os óculos serão essenciais por toda a vida.
Geralmente, esses problemas são notados quando a criança ingressa na escola para ser alfabetizada, precisando usar sua visão com mais intensidade. Veja quais são os sintomas mais comuns.
Acompanhar a leitura com um dedo
A ambliopia faz com que as letras das palavras fiquem muito próximas, dificultando a leitura. Com isso, a criança coloca o dedo indicador abaixo de cada palavra para conseguir acompanhar melhor, e ninguém precisa ensiná-la a fazer isso, é uma ação instintiva.
Andar de cabeça baixa
O estrabismo ou um problema na musculatura dos olhos pode fazer a criança ter visão dupla, então ela anda olhando para baixo porque assim tem melhor equilíbrio e noção de espaço.
Apertar os olhos para ler e escrever
Mesmo sem ter consciência, a criança com problema de visão aperta os dois ou um dos olhos quando está lendo e escrevendo, pois é um instinto para tentar melhorar o foco.
Coçar os olhos com frequência
Se não houver sinal de inflamação nos olhos, mas a criança os coça com frequência, principalmente quando está lendo ou fazendo algo que exija mais da sua visão, pode ser um sintoma de vista cansada.
Dificuldade para aprender a ler
Astigmatismo ou estrabismo são problemas de visão que fazem a criança se perder na leitura ou pular linhas, seja quando está sendo alfabetizada ou depois de já ter aprendido a ler. Aqui é preciso verificar também sobre a possibilidade de ser dislexia.
Dor de cabeça
A dor de cabeça frequente nunca é normal, principalmente em crianças. Se for problema de visão, geralmente ela reclama de dor na testa, pois está forçando muito a visão para conseguir enxergar.
Lacrimejar demais
Não necessariamente é sinal de um problema de visão, mas pode se tornar. Muitas crianças não fecham totalmente os olhos enquanto dormem e eles ficam ressecados, então lacrimejam bastante enquanto a criança está acordada, e isso atrapalha a nitidez da visão.
Sensibilidade à luz
A exotropia é um tipo de estrabismo que pode fazer a criança ter alta sensibilidade à luz. Os pais devem notar se a criança fica muito incomodada quando está em um ambiente muito claro, no sol ou muito perto de uma lâmpada.
Sentar muito perto da tv
A miopia traz esse sintoma. A criança se senta muito perto da tv ou aproxima os objetos bem perto dos olhos para conseguir enxergar melhor.
Tapar um dos olhos para ver melhor
Ambliopia ou estrabismo são problemas que podem fazer a criança tapar um dos olhos com a mão para enxergar nitidamente com o “olho bom”.
O que fazer?
Em todos os casos, os pais devem levar a criança em um oftalmologista para fazer exames, explicando quais são os sintomas que estão preocupando. Se não puder ir direto ao especialista, leve a criança ao pediatra primeiro.
Quanto mais cedo for o diagnóstico e tratamento, é possível que o uso de óculos seja apenas temporário, além de ajudar a criança a ter um melhor desenvolvimento escolar e melhor qualidade de vida.