Como retocar a raiz do cabelo em casa
Crédito: Freepik

Como retocar a raiz do cabelo em casa: 9 passos

Veja as dicas e o passo a passo para ter um efeito bonito, como feito no salão

Publicidade

Fazer o retoque da raiz em casa é basicamente o mesmo procedimento de pintar o cabelo todo em casa, só que é mais fácil e rápido porque você só vai aplicar a tintura ou tonalizante na parte da raiz mesmo. Veja as dicas e cuidados que deve ter na hora de retocar a raiz em casa.

1. Escolha a mesma cor que já está no cabelo

Se você tem uma mistura de tons no seu cabelo, que foi feita no salão, é melhor não arriscar fazer a raiz em casa com uma única cor.

Só funciona pintar a raiz em casa quando você sabe que vai aplicar exatamente a mesma cor que já está no restante do cabelo, ou a raiz vai ficar de cor diferente.

Ainda assim, se o cabelo estiver muito desbotado, provavelmente a raiz vai ficar mais escura do que o comprimento. Tenha isso em mente na hora de fazer o retoque.

Publicidade

2. Esteja com o cabelo seco

Não faz muita diferença se o cabelo estiver limpo ou sujo. Mas, é necessário que ele esteja seco quando você for pintar a raiz. Do contrário, a misturinha oxidante (aquele creme branco que vem junto com a tintura/tonalizante), vai se diluir na água do cabelo molhado e não vai dar certo.

3. Separe os materiais necessários

Para fazer o retoque da raiz, você vai precisar da tintura ou tonalizante, de luvas plásticas, de um pincel de cabelo, um potinho para fazer a mistura, um pente de ponta fina para separar as mechas e presilhas para segurar as mechas separadas.

Também é bom vestir uma blusa velha ou colocar uma toalha velha em volta do pescoço, pois mesmo sendo só na raiz, a tinta pode cair na roupa e manchar.

4. Meia quantidade costuma ser o suficiente

Como você não vai pintar o cabelo todo, não precisa preparar a misturinha completa. Geralmente, metade do tubo de tintura ou tonalizante é o suficiente, misturando com a mesma quantidade do produto oxidante. Claro, isso considerando que você vai retocar a raiz a cada dois meses, no máximo, sem deixar que fique muito grande.

Publicidade

5. Separe as mechas

Depois de fazer a mistura no potinho, seguindo as orientações da embalagem, separe o cabelo em 4 partes. Primeiro, divida como um arco, de orelha a orelha. Depois, divida a parte da frente em 2 partes, uma para cada lado, e faça o mesmo com a parte de trás.

6. Comece pela parte de trás

O ideal é começar a retocar a raiz pelas mechas da parte de trás do cabelo, pois é onde ficam os fios mais grossos e onde a temperatura do couro cabeludo é mais baixa. Ou seja, precisa de um tempinho a mais para agir do que na parte de cima e da frente da cabeça. Aí o produto vai agindo atrás enquanto você aplica na frente.

7. Mecha por mecha em cada divisão

Para que o resultado fique bom, vá aplicando o produto mecha por mecha, respeitando as 4 divisões que você fez primeiro. Faça toda uma divisão e só depois vá para outra. Pegue mechas finas, separando-as com a ponta do pente, para garantir que todos os fios sejam pintados.

Publicidade

Não precisa aplicar produto demais, nem de menos. Pode passar o pincel um pouquinho além da raiz que precisa ser pintada, pois assim o resultado será mais homogêneo.

8. Deixe agir e faça o esfumado

Depois de aplicar a cor na raiz toda, deixe agir pela metade do tempo indicado na embalagem, geralmente uns 20 a 25 minutos.

Passado esse tempo, não enxágue ainda. Pegue o pente fino e vá penteando o cabelo de modo a trazer a tintura ou tonalizante mais para o meio do cabelo.

Publicidade

Não precisa ser demais, nem usar força. É só uma forma de espalhar um pouquinho alguns pigmentos para esfumar a coloração e deixar o resultado mais homogêneo.

9. Deixe agir o restante do tempo e finalize

Depois de pentear todo o cabelo para espalhar a cor, deixe agir pelo restante do tempo. No final, aí sim pode lavar o cabelo normalmente e finalizar como de costume.

PODE GOSTAR TAMBÉM