A vaidade das mulheres e o desejo por um cabelo perfeito fazem com que busquem tratamentos capilares envolvendo procedimentos químicos, como descoloração e alisamentos. Estes procedimentos não oferecem risco à saúde nem danificam severamente os fios se forem aplicados na maneira correta, mas nem sempre isso acontece.
Algumas vezes, por conta do excesso de produto, da aplicação errada, da falta de um teste de mecha ou da baixa qualidade da marca, pode resultar em um cabelo com efeito elástico ou emborrachado, que só faz ter vontade de sentar e chorar!
Mas a boa notícia é que existem formas de recuperar os fios, tendo um pouco de paciência e os cuidados necessários para proceder da maneira correta. Atenção, pois ao final do artigo também falaremos de um método que está se popularizando, mas na verdade é perigoso para a saúde. Continue lendo.
Faça um cronograma capilar
Se o seu cabelo sofreu com o efeito elástico ou emborrachado depois de um procedimento químico, a primeira coisa a fazer é suspender o uso de qualquer outro químico e também de fontes de calor nos cabelos.
Isso inclui tintura, retoque de alisamento, mais descoloração, secador, chapinha e babyliss. Pare com tudo e então comece a fazer um cronograma capilar.
Este método não serve apenas para a recuperação de fios danificados. Ele pode ser feito sempre, com a orientação do seu cabeleireiro, como forma de manter seus fios hidratados, nutridos e fortes.
Mas para este caso, é preciso agir com um pouco mais intensidade para que o cronograma capilar recupere seus cabelos o quanto antes. Veja as recomendações:
Hidratação
O cabelo danificado fica absolutamente seco e desnutrido, por isso, precisa ser reidratado para voltar a ter umidade. Comece a hidratar os cabelos utilizando produtos para este fim e que contenham bastante glicerina, proteínas hidrolisadas e vitaminas.
Nutrição
Além da umidade, os cabelos também precisam recuperar os lipídios e a oleosidade natural. Utilize máscaras próprias para este fim, ricas em óleos à base de manteiga de karité, manteiga de murumuru, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu, manteiga de abacate, manteiga de macadâmia, óleo de coco, azeite de oliva, óleo de tutano, óleo de argan e óleo de amêndoas.
Procure por produtos ou fórmulas naturais que contenham estes óleos potentes para a recuperação e nutrição capilar.
Reconstrução
Para reconstruir a sua fibra capilar, junto com a hidratação e a nutrição constantes, escolha produtos adequados para este fim e ricos em queratina, que é um componente natural dos cabelos responsável pela sua resistência e elasticidade. Veja como planejar o seu cronograma capilar:
1. Cronograma para cabelos em estado crítico
1ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
2ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
3ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
4ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
2. Cronograma para cabelos elásticos
1ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
2ª semana: nutrição – hidratação – nutrição
3ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução
4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição
3. Cronograma para cabelos quase recuperados ou já saudáveis
1ª semana: hidratação – hidratação – nutrição
2ª semana: hidratação – hidratação – nutrição
3ª semana: hidratação – hidratação – reconstrução
4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição
Importante: fale com seu cabeleireiro para identificar o estado dos fios e definir o período e os intervalos de cada processo de reconstrução, já que a queratina em excesso também faz mal. O calendário deve ser alterado conforme os cabelos forem se recuperando.
Glicopan pet no cabelo – cuidado com essa técnica
Se você procurou na internet por maneiras urgentes de recuperar seus cabelos elásticos ou emborrachados, provavelmente viu muitas pessoas relatando os efeitos mágicos de um produto chamado “glicopan pet”.
Este produto é feito para tratar animais, e não humanos. Mas muitas pessoas defendem que ele é composto por uma diversidade de aminoácidos utilizados em produtos cosméticos e que fazem bem para os cabelos.
Porém, não é bem assim que funciona. Não significa que só porque a composição de um produto contém ingredientes que fazem bem para o organismo, que naquela fórmula irão agir da maneira esperada. Pelo contrário, podem causar efeitos colaterais.
Para compreender em detalhes essa diferença e não correr o risco de piorar o estado dos seus cabelos, veja o que diz o Dr. Lucas Fustinoni:
Dica: Utilize produtos de alta qualidade
Quando for comprar produtos para a recuperação dos seus cabelos, pesquise pelas marcas de boa procedência e não vá atrás do mais barato, pois poderá sair caro. Preze pela boa qualidade e tenha ajuda de um profissional para garantir o sucesso do seu tratamento.