No dia em que você lava o cabelo e faz a finalização, fica maravilhoso. Dá até pena de deitar no travesseiro para dormir, sabendo que os cachos vão estar amassados na manhã seguinte. Nesse caso, a solução é encontrar a melhor forma de reativar os cachos para não precisar lavar o cabelo de novo. Veja essas opções e faça o teste para ver qual funciona melhor no seu cabelo.
1. Durma com fronha ou touca de cetim
A primeira dica é para que a reativação seja o mais fácil possível. Para isso, quanto menos amassados e desfeitos estiverem os cachos melhor. Uma das formas de conseguir isso é usando uma fronha de cetim ou uma touca de cetim para dormir. Os cachos deslizam nesse tecido e não se desfazem com facilidade.
Veja: como fazer uma touca de cetim em casa
2. Umedeça o cabelo antes da reativação
Para que o resultado da reativação de cachos fique melhor, borrife água no cabelo, pelo menos da metade para baixo, antes de aplicar o creme ou outro finalizador que você costuma usar.
Se for pentear, umedeça tudo, até na raiz, para ter um resultado mais uniforme, e use os dedos ou um pente de dentes grossos para pentear e ajudar o finalizador a penetrar melhor nos fios.
3. Escolha o finalizador ideal para o seu tipo de cabelo
É importante fazer alguns testes com finalizadores diferentes até encontrar o ideal para o seu tipo de cabelo. Assim, quando fizer a reativação, não vai ter erro nem estresse. De modo geral, os cremes ativam melhor os cachos do que os óleos ou outros líquidos.
4. Deixe o cabelo secar naturalmente ou use difusor
Se você for ficar em casa ou não se importar de sair com o cabelo úmido, o melhor é deixá-lo secar sozinho. De preferência, sem pegar vento. Mas, se precisar secar, tenha sempre um difusor à mão. Só o vento do secador sem difusor pode desmanchar os cachos.
5. Aperte os cachos de novo depois de secos
Se você escolheu deixar o cabelo secar naturalmente depois de passar o creme, dê mais uma apertada de leve, de baixo para cima, quando os cachos estiverem secos. Essa dica é ótima se você usou creme e os cachos ficaram durinhos. Ao apertá-los, vão ficar bem macios e com uma definição mais natural.
6. Não precisa reativar o cabelo todo
Se você perceber que só alguns cachos mais da superfície acordaram amassados, não precisa passar o trabalho de reativar o cabelo todo. Umedeça e aplique creme só nos cachos desfeitos, economizando seu tempo. Para um melhor resultado, faça dedoliss nesses cachinhos.
7. Escolha uma técnica de texturização
Se estiver precisando reativar totalmente os fios porque os cachos não estão bem definidos, escolha uma técnica específica de texturização que vai aumentar e prolongar a definição.
Aproveite e veja: 7 formas de texturizar o cabelo