Qual o melhor jeito de preparar café?

Descubra qual é a melhor opção em termos de qualidade e benefícios para a saúde.

Publicidade

De acordo com especialistas, o café possui mais de 800 diferentes aromas já identificados cientificamente. Mas dependendo do tipo de café que se toma e o modo que prepara, não se aproveita todas as qualidades da bebida nem percebe-se tantos aromas assim.

A verdade é que no Brasil o café é uma das bebidas mais populares, servido em todas as padarias, os bares e restaurantes, a qualquer hora do dia. Entre tantos métodos existentes para obter-se um cafezinho, os mais comuns de se fazer em casa são o café passado no coador de papel, no coador de pano, na cafeteira italiana e até mesmo na prensa francesa, para quem tem um gosto mais refinado.

Quer saber quais as vantagens e desvantagens de cada método, além da forma correta de preparar? Continue lendo e descubra.

1. Café no coador de papel

O filtro de papel é descartável, o que é mais higiênico e ajuda não deixar o gosto de outros cafés, como pode acontecer com o filtro de pano. Em contrapartida, pode deixar gosto de papel na bebida.

Publicidade

Para evitar esse problema você pode jogar um pouco de água quente no filtro antes de colocar o pó. E outra tática para obter um café mais gostoso com este método é umedecer um pouco o pó com água quente também, deixar 30 segundos e só então colocar toda a restante água.

Para este método é ideal usar café de moagem fina ou média e deixar passando por 3 a 4 minutos. A temperatura ideal da água é 98 graus, mas caso não tenha como medi-la, desligue a água assim que esta entrar em ebulição.

2. Café no coador de pano

O coador de pano é aquele que traz lembranças emocionais especiais, de quando você tomava café na casa da avó ou da tia. Se ainda tem este prazer, que sorte a sua!

O único problema do filtro de pano é que ele é reutilizável, então precisa ser lavado com água fervente toda vez para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Se não higienizar e secar bem o filtro ele também pode deixar gosto no café seguinte.

Publicidade

Da mesma forma que o café no filtro de pano, é recomendado utilizar pó de moagem fina ou média e deixar passando por 3 a 4 minutos, com água recém-fervida.

3. Café na cafeteira italiana

Esta cafeteira muita gente tem em casa e dispensa os filtros. Neste método, a água é aquecida na parte de baixo e o vapor sobe, entrando em contato com o café, que fica mais forte, parecido com um espresso.

Mas para que fique gostoso precisa ter o cuidado de deixar o fogo alto só até a metade do preparo, depois é preciso deixar em fogo baixo. Do contrário o café vai ficar com gosto de queimado. Quando a cafeteira começar a assoviar o ideal é desligar o fogo. Neste método deve-se usar pó de moagem grossa.

Publicidade

4. Café na prensa francesa

Este método é mais difícil de ter em casa, especialmente no Brasil, mas é feito de um jeito bem simples. Quem é amante de café com certeza teria a prensa francesa para provar uma versão mais cheia de aroma e sabor, já que a prensa permite maior passagem de óleos aromáticos.

Neste método, primeiro mistura-se o pó com a água dentro do jarro de vidro e depois utiliza-se um êmbolo para fazer a prensa manualmente, separando o pó do café. É preciso usar pó de moagem grossa ou sentirá ele na boca.

Outros métodos

Além destes 4, há quem compre o café granulado e misture com água fervida sem precisar coar e também quem prefira a máquina com as pequenas cápsulas de diferentes intensidades de café. São métodos mais práticos, porém o granulado não libera uma grande variedade de aromas e sabores, e a máquina não é a forma mais econômica para quem bebe café a toda hora.

Publicidade

Nas cafeterias brasileiras, realmente especializadas em café, encontra-se ainda outros métodos curiosos desenvolvidos por italianos, japoneses, escoceses, turcos e franceses, pois a bebida é tão famosa quanto o chá por todo o mundo.

Cuidado com o excesso de café

Assim como qualquer coisa na vida, o café em excesso também pode ser prejudicial. Apesar de existirem estudos que comprovam os benefícios do café para uma rotina mais produtiva, a quantidade a tomar influencia.

Também existem alertas sobre os perigos quando tomado acima de determinada quantidade. Quer saber quais são? Leia o artigo O café atrapalha seu emagrecimento e prejudica sua saúde.

Publicidade

Ficou curioso para saber como fazer café na prensa francesa?

Com é um método mais usado em cafeterias, veja como é feito o café na prensa francesa antes de decidir comprar a sua:

PODE GOSTAR TAMBÉM