O urucum é a sementinha que nasce do urucuzeiro, uma árvore de grande porte, nativa da América Tropical. Com as sementes que se colhe dessa árvore é possível fazer o famoso colorau, aquele condimento usado para dar cor e sabor à comida.
Mas, além do colorau, o urucum é amplamente usado na indústria alimentícia, têxtil e cosmética, por conta da tinta extraída das sementes, e assim movimenta amplamente a economia nacional. Se quiser ter uma linda árvore dessa no seu quintal, veja as dicas de plantio.
Como plantar urucum em casa?
Você pode fazer o plantio do urucum a partir da semente ou pode comprar uma muda mais desenvolvida.
Se escolher por sementes, plante umas 3 sementinhas em um vaso com terra rica em matéria orgânica e vá regando para manter a terra úmida até brotar a muda e ela atingir pelo menos 40 centímetros. Depois, coloque no quintal, onde tenha um bom espaço para a árvore crescer.
Se escolher plantar pela muda, coloque-a diretamente na terra do quintal, já no local definitivo. Você até pode deixá-la dentro de um vasinho, mas já no local que será definitivo, pois essa árvore é grande e forte, e poderá romper o vaso para enraizar no solo.
Preparo da terra
Antes de colocar a sua muda no solo, prepare a terra com 20 dias de antecedência. O ideal para garantir um ótimo desenvolvimento da planta é fazer uma cova de 40 x 40 x 40 cm. Se for plantar mais de uma árvore, o espaçamento deverá ser de 6 x 4 metros entre elas.
Então, misture o solo das covas com 250 gramas de adubo NPK 2-30-10, 15 litros de esterco de curral e mais 250 gramas de calcário dolomítico. Misture tudo muito bem e deixe a terra bem fofa.
Luminosidade
Como o urucunzeiro é uma grande árvore, seu ambiente natural é no solo a céu aberto. Logo, a melhor luminosidade é a do seu quintal, pegando sol direto.
Regas
Depois que a muda já estiver forte e se desenvolvendo bem, não vai mais precisar regar, pois a natureza vai cumprir com seu papel. Quando chover, a planta será regada naturalmente. Apenas faça regas se notar uma época de muita seca e a planta parar de crescer ou apresentar ressecamento nas folhas.
Adubação
Para ajudar no desenvolvimento da planta quando ela já estiver maiorzinha, pode dar a ela um adubo natural, como esterco de gado curtido ou húmus de minhoca, que são as melhores opções. Misture um pouco do adubo na terra ao redor da planta, cuidando para não machucar suas raízes.
Clima e época de plantio
Como é uma árvore nativa de regiões tropicais, o urucunzeiro gosta de clima quente. Tome cuidado se for plantar na região sul, que faz invernos muito frios, pois a árvore poderá não resistir a geadas.
O clima ideal para cultivo dessa planta é entre 20 e 30 graus, e a melhor época de plantio é pouco antes da estação de chuvas.