Nada mais gostoso e saudável do que comer vegetais plantados pelas próprias mãos, que você conhece a procedência e pode comer sempre fresquinho. Então, veja o passo a passo de como plantar chuchu em casa, que é tão fácil quanto plantar beterraba.
Como plantar chuchu passo a passo
O pé de chuchu fica bem grande ao longo do cultivo porque ele é uma trepadeira herbácea, podendo até cobrir árvores. Não há muito segredo para saber como plantar chuchu se você gosta de mexer com a terra e tiver um pouquinho de dedicação.
1. Escolha a semente
A primeira coisa que você precisa fazer para iniciar a sua plantação de chuchu caseira é conseguir um chuchu semente. Trata-se de um chuchu maduro, com pequenas rachaduras ao longo da casca e que tenha um brotinho na parte de baixo, de onde vão crescer as novas plantas.
Para ter esse chuchu, pode comprar um no mercado e deixar em pé dentro de um jarrinho ou copo com água, com a parte de baixo para cima. Depois de uma ou duas semanas ele vai começar a brotar.
2. Prepare a terra
Prepare um espaço no seu quintal, que tenha um solo rico em matéria orgânica e esteja bem fofo. Também, que pegue tanto sol quanto sombra ao longo do dia e que tenha espaço para o chuchu crescer, além de uma cerca ou estrutura de madeira onde ele irá “trepar”.
3. Faça um buraco
Faça uma cova da profundidade do chuchu maduro, mas não plante o chuchu semente nessa cova. Ela serve apenas para “afofar” a terra e facilitar a penetração das novas raízes que vão sair do chuchu semente.
4. Oxigene a terra
Então, com a cova feita, coloque novamente a terra já mexida por cima, sem ter plantado nada. A terra deverá ficar bem oxigenada, sem compactar. Deixe-a bem solta.
5. Plante a semente
Em seguida, coloque o seu chuchu semente sobre esta terra, de lado mesmo, não precisa que a parte de baixo – de onde vão sair os brotos – esteja em contato com a terra. Apenas acomode-o fazendo uma “caminha” sobre a terra.
6. Cubra a semente
Agora sim, pegue mais um pouco de terra mexida, bem fofa, e cubra todo o chuchu, sem apertar: apenas coloque por cima.
7. Irrigue a terra
Jogue água ao redor do seu montinho de terra e continue regando sem espirar, de fora até chegar ao centro. Regue generosamente, com cerca de 400 mililitros de água.
8. Mantenha a terra molhada
Todos os dias regue o seu chuchu bastante, uma só vez, até perceber que está vingando.
Como plantar chuchu na garrafa pet
Esse método de plantio é uma alternativa muito eficaz para quem não possui espaço suficiente no quintal. Por isso, é ideal para quem vive em apartamentos e casas com pouco terreno.
1. Prepare a garrafa
Se enganou quem achou que fosse apenas cortar a garrafa ao meio e plantar. Na realidade, você deve colocar a garrafa pet deitada e fazer um corte retangular no tamanho de um palmo em sua superfície.
Tenha em mente que você plantará o chuchu nesse corte.
2. Faça furos na garrafa
Você deverá fazer um furo na parte da tampa e outra na extremidade oposta. Também deve-se fazer dois na parte de cima, separados pelo buraco feito para o plantio. Esses furos servirão para passar o arame que irá suportar a garrafa.
Além desses furos, devem ser feitos dois furos na parte de baixo da garrafa, para escoar a água na hora de regar.
3. Prepare o solo
Coloque uma pá de húmus na garrafa e misture com um solo bem rico. Isso gerará um local bem adubado para o plantio. Acrescente essa terra com húmus na garrafa e faça um buraco no meio.
4. Plante o chuchu
Depois disso, basta que se coloque o chuchu nesse solo, de modo que os brotos estejam para baixo. Posteriormente, cubra com terra, até que fique apenas a parte superior do vegetal à vista.
5. Regue
Logo depois do plantio é que deve ocorrer a primeira irrigação. Ela consiste em molhar em volta do local do vegetal, para que o solo fique úmido e ideal para o crescimento do chuchu.
6. Estabeleça o local
Coloque o arame nos buraquinhos da garrafa pet e prenda-a em um local de sua preferência. Assim, a sua horta estará pronta e basta cuidar diariamente do vegetal, terminando o processo inicial de plantio.
Como fazer mudas de chuchu
Para se fazer mudas desse vegetal, é um processo muito simples. Primeiramente, você deverá afundar apenas um terço desse vegetal na água, com o broto virado para baixo.
Depois disso, cuide do seu broto diariamente, porque desse modo ele estará germinando em duas semanas. Quando o broto estiver com 15 centímetros, você já poderá transplantá-lo.
Qual a melhor época para plantar chuchu
Embora o chuchu dê frutos o ano inteiro, não se pode negligenciar as suas preferências de temperatura e outros fatores climáticos. Por isso, é ideal plantar chuchu durante o outono ou a primavera.
Essas duas estações são as recomendadas, porque esse vegetal não consegue brotar devidamente sobre a influência de calor ou frio excessivos, sendo ideal para estações de transição.
Dicas para cuidar do chuchu
Para que o seu chuchu cresça saudável, não use inseticida para remover os insetos, pois eles são necessários no processo de polinização das flores do chuchuzeiro.
Depois que o chuchu já começou a dar frutos, o processo é natural e não vai mais precisar de adubar, a menos que você perceba que a terra esteja muito seca e os frutos estejam vindo muito pequenos. Nesse caso você pode comprar um adubo, de preferência orgânico e com farinha de osso.
Para adubar a terra, faça uma valetinha em volta de onde você plantou o chuchu e polvilhe todo o adubo. Depois, tampe com a terra de volta. Esse procedimento posso ser feito uma vez por mês ou a cada dois meses, conforme necessário.
Depois de 90 a 120 dias do plantio já deverá haver os primeiros chuchus para colher. Perceba se as flores já estão com botões, faltando cerca de 2 semanas para abrirem, pois esse é o período ideal para colher chuchus tenros.
Benefícios do chuchu
Por mais que muita gente ache o chuchu um vegetal sem graça, ele é ótimo para a saúde, além de ser super versátil na cozinha. Ele rico em água, portanto de baixa caloria, podendo ser usado em todas as suas saladas e refogados.
As fibras do chuchu ajudam a melhorar o sistema gastrointestinal, o que também promove o emagrecimento, quando inserido em uma dieta equilibrada e variada, rica em alimentos naturais.
Ele e rica fonte de vitamina B, C e E, que atuam na regeneração e renovação das células de todo o corpo. Também é rico em potássio, cálcio, fósforo, zinco e magnésio, e será ainda mais se você utilizar adubos de ótima qualidade no plantio. Todo estes nutrientes fazem com que o chuchu seja ótimo para:
- Ter uma pele saudável, bonita e jovial;
- Prevenir doenças inflamatórias;
- Equilibrar a pressão arterial;
- Proteger o coração por prevenir o excesso de um aminoácido prejudicial;
- Melhorar o trânsito intestinal;
- Ajudar a eliminar as impurezas acumuladas nos rins;
- Tratar a anemia, fortalecendo o sangue;
- Diabéticos que só comem vegetais de baixo índice glicêmico.
Agora que você já conhece os benefícios desse vegetal e viu como plantar chuchu é fácil, aprenda o que fazer com esse vegetal, dá para fazer um suflê de chuchu e muito mais: