Quando compramos um móvel novo levamos em consideração nosso gosto atual, tentando planejar os próximos anos. Mas o tempo passa, os gostos mudam e o móvel continua funcional, só que não combina mais com o ambiente. O que fazer? Pintar!
A princípio pintar móveis pode parecer muito difícil para quem nunca fez. É claro, exige paciência e atenção aos detalhes, mas o processo em si é simples.
Continue lendo para ver o passo a passo de como pintar móveis do jeito tradicional e outras técnicas para um jeito mais prático e rápido.
Como pintar móveis em casa?
A primeira forma para pintar seus móveis gastos e deixá-los com cara de novos é a tradicional: desmontar, lixar, proteger, pintar. Veja como fazer.
Passo 1 – Preparando o móvel
Comece removendo as alças e puxadores do móvel. Tanto para facilitar a pintura quanto para substituir por novos.
Limpe com pano úmido e sem fiapos. Se o móvel tiver falhas, ranhuras ou marcas de batida, use massa corrida para deixar a superfície lisa e nivelada.
Só então lixe o móvel, parte por parte, até remover a camada de tinta ou verniz atual. O objetivo é deixá-lo fosco para que a nova tinta tenha melhor aderência.
Dica: na hora de lixar, tome cuidado para não passar a lixa demais em alguma parte e acabar deixando a madeira irregular.
Depois que o móvel estiver lixado, tire todo o pó com um pano macio e que não deixe fiapos.
Em seguida, aplique um fixador para que a tinta fique perfeita e dure mais. Se for um primer, escolha uma cor mais clara do que a cor final. Passe uma demão e deixe secar.
Passo 2 – Aplicando a pintura
Com a base fixadora já seca, é hora de aplicar a tinta. Procure escolher a base e a tinta da mesma marca para um resultado melhor e escolha o tipo da tinta conforme o ambiente que o móvel vai ficar.
Coloque na bandeja, seguindo as orientações da embalagem, e pinte seu móvel com pincel ou rolinho. Pode também pintar com spray, mas não é tão econômico.
Passe uma demão e deixe secar. Depois passe outra e se achar que ainda não ficou bom, passe uma terceira.
Passo 3 – Finalização
Depois que o móvel estiver com a tinta completamente seca, pode fazer um lixamento leve só para polir e remover excessos. Também pode aplicar uma camada de verniz se quiser, e depois coloque os novos puxadores.
Materiais
- Jornais para proteger o chão;
- Pano para limpeza do móvel;
- Máscara para pintura;
- Pincel ou rolinho;
- Base fixadora;
- Tinta;
- Verniz;
- Lixa de grânulos médio e macios.
Como pintar sem lixar?
Para quem deixa de renovar um móvel só porque não quer passar pela fase do lixamento, aqui estão as soluções: Batida de Pedra e tinta epóxi à base de água.
Aplicando Batida de Pedra
A batida de pedra é um produto usado para proteger a lataria dos carros. Ela cria uma película emborrachada e muito resistente.
A cor dela é um cinza escuro e é bem pastosa. Mas é assim mesmo que deve ser aplicada ou diluída em 10% de água, caso esteja pastosa demais para a peça.
Depois de limpar o móvel, aplique a batida de pedra com o rolinho por todo o móvel. Passe 3 demãos para que fique completamente preto e deixe secar por 4 horas. Depois aplique a tinta da sua preferência.
Tenha atenção, pois esta técnica pode não ser apropriada para qualquer móvel. Na dúvida, consulte um especialista ou o fabricante da tinta que deseja utilizar.
Aplicando tinta epóxi
A tinta epóxi é super resistente à água e produtos de limpeza. Sua composição a torna ideal para aplicações em superfícies menos convencionais, como azulejos e móveis de fibra sintética.
Depois de limpar o móvel e acertar qualquer reparo que precise ainda ser feito, aplique a tinta e deixe secar. Se preciso, passe mais de uma camada.
Se você estiver na dúvida sobre a cor que quer usar no móvel, veja o qual a energia que cada cor transmite em um ambiente.
Dica: Você pode usar outro materiais em vez de tinta
Veja também: Como pintar vaso de barro: 7 ideias para customizar e decorar