Menu

Como pintar o cabelo em casa e ter resultado profissional

Veja um passo a passo de como se preparar para pintar o cabelo em casa, sozinha, e não ter erro

Crédito: Freepik

Publicidade

Muitas mulheres optam por pintar o cabelo em casa para economizar ou porque, como está acontecendo nesse momento de pandemia, os salões estão fechados. No entanto, se pintar o cabelo em casa, sozinha, sem saber como se faz, o risco de dar errado é grande. O cabelo pode ficar manchado, a pele também, pode faltar tinta e outros probleminhas. Veja como evitá-los e como conseguir um resultado profissional.

Passo a passo para pintar o cabelo sozinha em casa

Leia esses passos com atenção, antes de começar a pintar o cabelo, para ter certeza de que não vai se esquecer de nada. Todos os detalhes influenciam em um bom resultado.

1. Prefira tonalizante em vez de tintura

Se você não costuma pintar o cabelo sozinha ou se vai testar uma cor muito diferente, é melhor optar pelo tonalizante do que pela tintura. O tonalizante sai mais rápido do que a tintura, que é permanente. Se você não gostar da cor, vai ter muito mais trabalho para conseguir mudar, principalmente se for uma tintura escura.

2. Saiba se terá que descolorir o cabelo

Se você pretende pintar o cabelo de uma cor mais clara do que a atual, provavelmente terá que descolorir os fios para que a nova cor consiga cobri-los. Se não fizer isso, saiba que a nova cor poderá ficar com uma nuance diferente da que mostra na embalagem do produto.

Publicidade

Se tiver mesmo que descolorir, lembre-se que esse é um procedimento agressivo aos fios, pois mexe na estrutura e deixa o cabelo bem fragilizado. Então, seu cabelo deve estar forte e saudável.

Veja: como descolorir o cabelo do jeito certo.

3. Faça um teste de sensibilidade dois dias antes

Dois dias antes de pintar o cabelo, faça um teste em sua pele para saber se você é alérgica ao produto. Aplique uma quantidade pequena do tonalizante na pele atrás da orelha. Deixe secar por alguns minutos e aplique mais uma camada fina. Não lave nem toque, e espere até 48 horas para saber se haverá irritação, coceira ou vermelhidão.

4. Faça um teste de mecha

Depois que você “passar” no teste de sensibilidade, já sabe que não vai ter alergia ao tonalizante. Mas, ainda é bom fazer um teste de mecha para saber como vai ficar a cor e se o seu cabelo vai aguentar.

Quando o cabelo já tem química, ele pode ficar saturado com a tintura ou tonalizante e acabar tendo um corte químico. Vai resultar em cabelos fracos e quebradiços, que precisam de tratamento urgente antes de pintar.

Publicidade

Para isso, se tiver a necessidade de descolorir o cabelo, vai precisar descolorir essa mecha primeiro. Depois, faça uma misturinha só com um pouco da emulsão e da coloração e aplique em uma mecha no topo da cabeça.

Deixe a coloração agir por meia hora, lave e seque para ver o resultado. Sinta se a mecha mudou de estrutura, se parece mais fraca ou áspera, e se a cor ficou conforme o esperado. Se estiver tudo ok, aí sim pode se preparar para pintar o cabelo todo.

5. Compre a quantidade certa de produto

Verificar quantas caixas do produto serão suficientes é fundamental para evitar ficar com o cabelo pela metade no meio da pintura. Se o seu cabelo for curto, uma caixinha deve ser o bastante. Mas, se o cabelo for médio e muito grosso ou longo, compre duas ou três caixinhas. É melhor ter extra do que faltar.

Publicidade

6. Prepare-se com antecedência

A preparação começa dois dias antes, com a escolha da cor, a descoloração (se necessário) e o teste de sensibilidade. Mas, mesmo depois de todas essas etapas, você vai precisar de mais um dia para estar com o cabelo bem seco.

Se for usar tintura, é melhor que o cabelo esteja sujo mesmo, pois a oleosidade natural vai proteger os fios. Se for tonalizante, a cor vai pegar melhor do cabelo limpo, sem nenhum finalizador, e bem seco.

7. Proteja-se das manchas

Na hora de pintar o cabelo, proteja toda área da testa e orelhas em volta do couro cabeludo para que sua pele não fique manchada. Faça isso com algum creme hidratante ou vaselina, por exemplo. Coloque as luvas que vêm na embalagem e use uma camisa velha ou toalha bem presa em volta do pescoço, que possa ser manchada.

Publicidade

8. Prepare a tintura ou tonalizante

É muito importante ler as instruções na embalagem ou no manual do que vem dentro do produto. Leia tudo para garantir que vai prepará-lo do jeito certo. Faça a misturinha, conforme as recomendações.

9. Divida o cabelo

Divida o cabelo em quatro partes. Da nuca à testa (ao meio) e de uma orelha à outra. Assim ficará um trabalho mais uniforme. Se você tiver muito cabelo, pode fazer uma subdivisão, repartindo cada parte mais uma vez. No total, ficarão oito partes.

10. Deixe tudo no mesmo tom

Cabelos muito longos pedem um condicionador nas pontas. Elas são mais porosas e podem ficar com tons mais escuros que o esperado porque absorvem mais tinta. Aplique uma camada bem fina de condicionador, só nas partes mais secas das pontas.

Publicidade

11. Como aplicar a nova cor

Comece pela nuca, passe para as laterais e, por fim, pinte o topo da cabeça, sempre da raiz às pontas. Use um pincel de cerdas curtas e corte as pontas do pincel para ficar mais duro. Depois de aplicar em tudo, massageie o couro cabeludo para garantir que todos os fios sejam pintados, e aguarde o produto agir pelo tempo recomendado na embalagem.

12. Cuidado com os detalhes

Use uma toalhinha úmida (que possa manchar) e limpe todos os fios ao redor do pescoço, da testa e do rosto para evitar uma aparência artificial.

13. Finalização

Passado o tempo de ação do produto, enxágue bem todo o cabelo em água morna ou fria. Não precisa passar shampoo e condicionador, se não quiser. Deixe para a próxima lavagem.

Publicidade

Veja também: Cuidados a ter antes, durante e depois de pintar o cabelo

Leave a Reply

Sair da versão mobile