Muito se fala sobre prevenir o envelhecimento precoce da pele. Mas, você sabe o que é considerado precoce? A verdade é que cada pessoa envelhece de um jeito, pois depende da genética e do estilo de vida que se leva. Então é preciso tomar cuidado para não acabar refém do medo de envelhecer quando, na verdade, ainda se está longe disso.
O que é o envelhecimento precoce da pele?
Segundo a médica dermatologista, Dra. Tatiana Nogueira Matos, em entrevista ao Dermaclub, “o envelhecimento precoce da pele é a presença de rugas, flacidez e manchas em uma idade em que, normalmente, outras pessoas da mesma faixa etária não apresentam tais características na mesma intensidade”.
Ou seja, não existe uma idade exata para se considerar que a sua pele está mais “velha” do que deveria. Além disso, como já mencionado, esse envelhecimento vai depender 20% da genética e 80% dos hábitos de vida de cada pessoa.
Sendo assim, você tem 80% de controle sobre o que fazer para prevenir que a sua pele tenha rugas, flacidez e manchas em uma fase da vida na qual a maioria das pessoas da mesma idade que a sua não têm esses sinais de envelhecimento.
Quais são os hábitos de vida que envelhecem?
Basicamente, os hábitos de vida podem ser divididos em dois grupos: glicação e radicais livres. Como explica a médica, “glicação é o envelhecimento pelo consumo de carboidratos que vão se ligar aos colágenos, que ficam enrijecidos e perdem a sua função. O envelhecimento por radicais livres ocorre por fatores como a exposição solar, poluição, consumo de álcool em excesso, insônia, estresse e má alimentação, levando à morte das células”.
Os primeiros sinais do envelhecimento
Quando o corpo começa a envelhecer, seja precocemente ou naturalmente, os primeiros sinais são rugas finas na testa, ao redor de olhos e dos lábios. A pele apresenta uma certa flacidez e deixa um aspecto cansado no rosto. As manchas na pele são outro fator inevitável por causa da exposição solar ao longo dos anos.
O que fazer para prevenir o envelhecimento precoce?
Para começar, seguir os bons hábitos de vida, como mencionado anteriormente:
- Controlar o consumo de carboidratos (não precisa cortar 100%);
- Alimentar-se com qualidade, da forma mais natural possível;
- Usar filtro solar, mesmo em dias nublados;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Dormir bem;
- Controlar os níveis de estresse.
Além desses cuidados diários, outra recomendação é consultar um médico dermatologista ainda antes dos 25 anos de idade para fazer uma avaliação da pele.
O médico poderá recomendar produtos dermocosméticos para prevenção do envelhecimento das células, como produtos de ação antioxidante, antiglicante, retinol, vitamina E e C tópica, resveratrol e ácido ferúlico.
Nunca use esses produtos sem recomendação médica, pois poderá sofrer o efeito contrário, além de outros problemas de pele devido ao uso incorreto ou desnecessário.