Descobrir maneiras de parar de roncar é fundamental para a saúde do corpo e, se for o caso, parar de perturbar o outro que dorme com você. O ronco é um incômodo muito difícil de controlar sem a ajuda de profissionais especializados que possam recomendar tratamentos, naturais, equipamento sou até cirurgias.
O ronco é bastante normal e boa parte das pessoas passa ou vai passar por isso em algum momento da vida. Seja por problemas respiratórios (de saúde) ou até mesmo por cansaço. Homens e mulheres roncam, principalmente depois dos 60 anos.
9 maneiras de parar de roncar
Roncar pode ser bem desconfortável e até embaraçoso, então aprenda a lidar com o problema, amenizando ou acabando de vez com o ronco.
1. Dormir de lado
Quando você dorme com a barriga para cima, a tendência é que sua língua, ao relaxar, caia um pouco para trás, provocando o ronco. Assim, procure dormir sempre de lado, na posição correta, deixando o seu corpo mais apto ao relaxamento.
É importante também utilizar um bom colchão, ergonômico, para evitar forçar e estimular o ronco, além de um travesseiro de qualidade.
Conheça as posições para dormir melhor
2. Tratar doenças
Algumas doenças causam obstrução das vias aéreas superiores, facilitando assim a formação do ronco, a exemplo da rinite e outras alergias, refluxo gastroesofágico, bruxismo e similares.
Vá ao médico e procure resolver essas pendências antes de pensar em começar qualquer tratamento especificamente para parar de roncar.
3. Emagrecer
Emagrecer vai diminuir a circunferência pescoço bem como o Índice de Massa Corporal (IMC), tornando a pessoa menos propensa a roncar, melhorando imediatamente, sem a necessidade de outros tratamentos.
Além disso, a saúde vai ficar melhor, assim como a sua disposição para realizar outras mudanças importantes, reduzindo também a pressão psicológica, o que facilita o sono.
Veja quais são as causas da obesidade, tipos e tratamentos
4. Parar de Fumar
Que o cigarro é um veneno para o corpo, além de viciar você já sabia. Mas conhecia a sua relação com o ronco e o aumento da frequência e intensidade do mesmo?
Parar de fumar vai te ajudar a parar de roncar, assim como a redução de bebidas alcoólicas em geral, se limitando a ingerir uma pequena quantidade, quando for permitido. Verifique com o seu médico.
5. Controlar a pressão arterial
Manter a pressão arterial sob controle pode te ajudar a manter também o ronco, melhorando a qualidade do sono, que reduz o estresse e a liberação de cortisol no sangue, o que melhora a pressão arterial!
Então capriche nos alimentos indicados para o controle da pressão, emagreça e faça atividades físicas adequadas ao seu corpo.
6. CPAP
De acordo com o site, trata-se de “um aparelho responsável por impedir a obstrução das vias aéreas ao enviar fluxo de ar positivo e constante, eliminando o ronco e a apneia do sono“. Ele consiste em uma máscara ligada a máquina pequena que estimula o envio constante de ar, evitando a apneia e, consequentemente, ajuda a parar de roncar.
7. Dispositivo intraoral
Não é um tratamento definitivo, mas ajuda a reduzir a frequência e sua duração, pois atua no redirecionamento do fluxo de ar, por meio do tubo flexível. Então, por mais que não seja 100% eficaz, já melhora bastante, devendo ser colocado na boca, para fazer efeito, podendo ser com ou sem a retenção da língua.
Conheça alguns sucos para parar de roncar e dicas naturais
8. Cirurgia do palato
Em casos mais graves, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, como a do palato, que pode aliviar ou até mesmo resolver até os casos mais graves de ronco. São realizadas com a utilização de laser e de sonda de radiofrequência, podendo ser feita em consultório, se mais simples ou em um hospital, com anestesia geral.
9. Cirurgia nasal
Também há cirurgia para a solução da obstrução nasal, que pode ajudar a parar de roncar, caso esteja relacionada ao mesmo, sendo muito mais comum em crianças do que em adultos.
Ela reduz o ronco ou até mesmo resolve o problema a médio prazo, podendo ser necessária outra cirurgia de igual teor alguns anos depois.
O que faz uma pessoa roncar?
De acordo com o Ministério da Saúde, “ o ronco é o som causado pela vibração dos tecidos da faringe quando o ar passa por esta região. Quando dormimos, há um relaxamento natural dessa musculatura que pode vibrar com a passagem do ar”.
Isso acontece pois os mecanismos naturais para esse fim, não conseguem manter as vias aéreas livres, dada a flacidez dos músculos da faringe, reduzindo a área por onde o ar pode passar, causando resistência ao mesmo e ruído.
Se você fuma, está acima do peso, não se exercita, bebe ou sofre de doenças que afetam as vias aéreas superiores, corre grande chance de roncar.
Veja também: 2 Simpatias para parar de roncar